About

Estamos vivendo, no Rio de Janeiro, uma fase de mudanças no transporte coletivo que, ainda que longe do ideal, prometem melhorar a mobilidade. Mas nem tudo são flores e, como acredito no poder da internet para divulgação e cobrança de medidas, a missão deste blog é divulgar promessas de projetos de modificação da oferta de transportes coletivos, criticar (positiva ou negativamente) o que está sendo feito e entender, junto com os leitores, as mudanças que estão por vir. Algumas dessas mudanças já estão implementadas e, um dos próximos posts será a respeito do corredor Transoeste. O corredor Transcarioca é um que acompanho diariamente e, sempre que possível, estarei trazendo informações a respeito aqui. A linha 4 do metrô, que, infelizmente, só irá até o Jardim Oceânico, também nos enche de expectativa, tendo um potencial enorme, não pela estação Jardim Oceânico em si, mas pela presença do metrô na Zona Oeste, permitindo um acesso, ainda que afastado, dos moradores do Rio das Pedras e Itanhangá, e do fluxo do resto da cidade para a Barra da Tijuca. Temos, ainda, a Transolímpica, a Transbrasil, o VLT no centro, o bonde de Santa Tereza, que está parado, corredores exclusivos de ônibus na Baixada Fluminense e em Niterói e o sonho das linhas 3 e 6 do metrô, que um dia alimentei em um outro blog, mas, que por mais que eu sonhe, não posso levar adiante essa ilusão. Conto com a ajuda dos leitores que gostarem na divulgação da página nas redes sociais e no boca-a-boca, qualquer material do blog pode ser usado (só peço o crédito, que já me dá uma força danada) e espero conseguir aliar o hobbie pelo transporte coletivo com a missão social que qualquer mídia tem, principalmente sem fins lucrativos, sem relação com governos e como usuário, na prática. Um forte abraço a todos e boa leitura.

10 thoughts on “About

  1. Oi. Meu nome é Mario Campagnani e trabalho na organização de direitos humanos Justiça Global. Estamos preparando uma matéria sobre mobilidade urbana que vai citar o fim de várias linhas da Zona Sul. Gostaria muito de conversar contigo sobre isso. É algo rápido, por telefone, mesmo.
    Aguardo o retorno
    Obrigado pela ajuda desde já e parabéns pelo blog

    Mario Campagnani

  2. Descobri agora o seu blog e é de muita utilidade. O gráfico postado sobre a disponibilidade dos ônibus é de suma importância (fev/16). Parabéns.

  3. A sua iniciativa é muito interessante.
    Gostaria de propor escrever sobre as integracoes dos ramais dos BRT. Aparentemente os projetos foram alterados. Antes falava-se em transbordos, ou seja, pontos de encontro entre estacoes BRT como na Avenida Brasil (transcarioca – transbrasil) ou em Curicica (transcarioca – transolimpica). Atualmente observa-se que há na verdade a interligacao dos ramais brts. Exemplo: BRT transolimpica parece integra-se ao ramal BRT transcarioca e vise-versa via Av. Embaixador Aberlado Bueno e a primeira estacao BRT Transcarioca-Transolimpica é BRT Estacao Rio 2. Entretanto oficialmente nao ha (ou nao localizo) informacoes sobre o projeto final para poder entender as decisoes da administracao municipal. Na pagina cidade olimpica o projeto final nao esta disponibilizado e no sitio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tampouco.
    Obrigado antecipadamente.

    • Essas informações são difíceis, mas parece que as integrações Transcarioca x Transolímpica serão num terminal no Riocentro, Transolímpica x Transoeste serão por linhas de BRT, sem estações em comum e Transbrasil x Transcarioca no Fundão, também com linhas de BRT

      • Obrigado pela resposta. Confirmo sua afirmacao: “essas informacoes sao dificeis”. Obter informacoes concretas sobres os projetos da prefeitura da cidade do rio de janeiro é um desafio. Escrever ou telefonar para o sistema 1743 nao me ajudou. Essa falta de informacao nao nos ajuda a planejar. De um dia ao outro somos surpreendidos com mudancas, digo, desaparecimento de rotas cumpridas por onibus ou mesmo sua anulacao. Uma pena essa falta de politica de informacao da prefeitura.

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