932A muda de caminho

Em mais uma mudança na tentativa de reverter as deficiências no transporte provocada pela racionalização de ônibus na região de Jacarepaguá, a linha 932A teve seu itinerário alterado, passando a percorrer a Estrada Tenente Coronel Muniz de Aragão em vez da Estrada do Engenho d’Água e Estrada de Jacarepaguá (não preisa mencionar que não houve um aviso sequer no interior dos ônibus ou nos pontos de ônibus do local, quem esperou, ficou a ver navios).

Nota-se que a decisão foi mal planejada e se trata de um tapa buraco, para atender à população da Muniz de Aragão (vulgo Capão), que ficou sem nenhuma opção de ligação com o BRT após o encurtamento da linha 346, como já foi mencionado aqui. A solução encontrada não atende totalmente à população da citada via, pois percorre um caminho longo para chegar ao BRT e não na parte comercial da Freguesia, como fazia o 346. Além disso, a linha tem um intervalo muito ruim, ao contrário do 346, que possuía uma frequência boa. Mas as trapalhadas não param por aí.

932A não passa mais pelo Largo do Anil

932A não passa mais pelo Largo do Anil

Para fazer a ligação entre a Muniz de Aragão e a Rua Ituverava, os ônibus precisam atravessar um cruzamento que só dá mão para a Estrada de Jacarepaguá e, para forçar a entrada à esquerda, ocupando as duas pistas e fazendo bandalha, com risco de acidentes e impacto no trânsito já tumultuado do cruzamento.

O planejamento deste desvio na linha foi feito, mais uma vez, só levando em conta o ponto inicial e final da linha, sem perceceber sua dinâmica ao longo do caminho. Os dois principais focos de ocupação da linha são no eixo Ituverava – Pau Ferro para o BRT (que não se alterou) e na Pau-Ferro para o Anil. A ligação da Muniz de Aragão com a Estrada do Pau Ferro já é possível, atualmente, com a linha 887 (que também tem intervalo ruim) e acaba sendo redundante, o que faz com que as duas linhas, 932A e 887 concorram para o eixo da Muniz de Aragão para a Pau Ferro. Já para fazer a ligação até o BRT, a linha não tem vantagem, nem para o trecho da Estrada de Jacarepaguá nem para a Muniz de Aragão.

932A

A melhor solução seria manter o 932A como estava e criar uma linha Gardênia Azul x Tanque via Estrada Tenente Coronel Muniz de Aragão que fosse pela Avenida Geremário Dantas, e não pela Estrada do Pau Ferro, como era feito pelo 346. Na tentativa de tampar dois buracos, a prefeitura encontrou como solução um cobertor curto, e deixou os pés e a cabeça do lado de fora. Enquanto isso, a linha 636, que foi prometida para voltar ao seu itinerário original (Gardênia Azul x Saens Peña via Praça Seca) não aparece. Como também já foi dito, a diferença entre a linha 939A e a 636 atual é de apenas 1 km, o que não traria prejuízo no intervalo da linha, já que poderia unir a frota do 636 e do 939A.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s