BRT ao longo da Zona Sul e mudança no 343

Começou a ser desvendado o esquema de transportes da Cidade do Rio para as Olimpíadas de 2016. A linha 4 do metrô e o BRT Transolímpico serão exclusivos para clientes com cartão das olimpíadas e só poderão ser usados pela população após os jogos. Como a linha 4 do metrô não vai operar de madrugada (de 1 às 6 da manhã), foi montado um esquema especial de ônibus articulados usando faixas exclusivas para as Olimpíadas que farão uma espécie de sistema BRT ligando a Barra ao Centro pela Zona Sul operando de meia noite às 2 da manhã. Este serviço também será exclusivo para a “família olímpica” e só terão estações de desembarque, sendo o embarque sempre feito nos pólos olímpicos (Alvorada e Centro Olímpico).

faixa_olimpica

Como o metrô não será entregue a tempo pois, de acordo com o próprio secretário de transportes, alguns testes operacionais só serão feitos após os jogos, o BRT improvisado pela Zona Sul fica também como um plano B ao metrô, se não forem concluídas, pelo menos, as obras. Segundo o professor de Engenharia de Transportes da Coppe, ter a alternativa é saudável para o transporte, independemente se as obras ficarem ou não concluídas, como informado pelo O Dia e transcrito a seguir:

Para Ronaldo Balassiano, professor de Engenharia de Transporte da Coppe/UFRJ, as estações provisórias de BRT são importantes com ou sem a Linha 4: “Será uma opção para o público dos Jogos à noite como para servir de plano B ao metrô. O metrô vai começar a funcionar nas vésperas da Olimpíada sem ter feito teste com passageiros e, por isso, é muito pouco provável que não haja algum problema na operação.”

Entretanto, essa redundância no transporte não foi levada em conta quando linhas de ônibus foram extintas com a entrega dos BRTs e já foi visto como a população pode sofrer quando não há substituto quando há um problema no único sistema (veja aqui, aqui e aqui). Outra ironia é que as linhas para a população em geral que faziam Barra x Centro via Zona Sul foram encurtadas no Rio Sul e, agora, a solução encontrada pela Prefeitura foi justamente criar versões dessas linhas exclusivas para a população olímpica e que serão descartadas logo após o fim dos jogos. As paradas serão realizadas nas seguintes localizações: São Conrado, Leblon (Antero de Quental e Nossa Senhora da Paz), Ipanema (Posto 6), Copacabana (Postos 4 e 2), Botafogo e Catete/ Largo do Machado, além de quatro pontos de parada (sem plataforma) no Centro: Cinelândia, Praça XV, Candelária e Central.

Paradas do BRT Especial Barra x Centro (Fonte: O Dia):

  • São Conrado
  • Leblon (Antero de Quental
  • Ipanema (Nossa Senhora da Paz)
  • Ipanema (Posto 6)
  • Copacabana (Postos 4 e 2)
  • Botafogo
  • Catete/ Largo do Machado
  • Cinelândia
  • Praça XV
  • Candelária
  • Central

Na Transolímpica, as estações em operação serão as seguintes: Olof Palme, Morro do Outeiro e RioCentro, em Jacarepaguá, Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar na Zona Oeste, além dos terminais Centro Olímpico e Recreio. A estação de Deodoro, que terá integração com o trem e o BRT Transbrasil só ficará pronta em 2017 e não funcionará nem para as Olimpíadas, segundo a própria Prefeitura. Será criada uma linha de ônibus comum temporária para fazer a ligação entre a estação de Magalhães Bastos e o Parque Radical, também exclusiva para o portador do Rio Card Jogos Rio 2016.

BRT (Fonte: Cidade Olímpica):

Serviço Trecho Operação OBS
Transoeste Santa Cruz – Alvorada normal Não para na estação Golfe Olímpico, como de costume
Transcarioca Transcarioca normal Sofrerá alteração no embarque na estação Vicente de Carvalho e na Madureira/Manaceia
Transoeste Lote 0 inaugurado Será inaugurada a linha Parador Alvorada x Bosque Marapendi*
Transolímpica Vila Militar x Recreio olímpica Somente para portadores do cartão olímpico (24 hrs)
Misto Jardim Oceânico x Centro Olímpico olímpica Somente para portadores do cartão olímpico (24 hrs)*
Transcarioca Vicente de Carvalho x Centro Olímpico olímpica Somente para portadores do cartão olímpico (24 hrs)
Transoeste Jardim Oceânico x Golfe Olímpico olímpica Inaugurada Estação Golfe Olímpico exclusiva para portadores do cartão olímpico (5 às 18 hrs)
Excepcional Centro Olímpico x Centro olímpica Somente para portadores do cartão olímpico (meia noite às 2 hrs)

*As estações Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico serão exclusivas para a “Família Olímpica”

Horários das linhas de BRT nas Olimpíadas (Retirado de Cidade Olímpica)

Horários das linhas de BRT nas Olimpíadas (Retirado de Cidade Olímpica)

Em razão da inauguração do Lote 0, que se aproxima, algumas linhas de ônibus foram desviadas e, naturalmente, não houve aviso massivo algum, apenas uma nota na página oficial da Secretaria de Transportes. A partir de sábado (02/07), as linhas 343, 805 e 345 passam a fazer ponto final no novo Terminal Nuna James, próximo à futura estação Jardim Oceânico do BRT Transoeste (Lote 0) e do Metrô (Linha 4). A alteração mais significativa foi na linha 343 que, antes, passava na Praia da Barra do Posto 3 ao Quebra-Mar e, com essa mudança, só passará nos pontos da Avenida Armando Lombardi. Para compensar a perda deste trecho, foi criada a linha LECD13 Freguesia x Praia do Pepê fazendo o percurso do 343 entre a Estrada dos Três Rios e a Joatinga. Por conta dessa nova linha, uma outra linha sofreu redução substancial de frota, o 860 (Rio das Pedras x Freguesia). A linha 345, que antes fazia ponto final ao lado da passarela da Barra no sentido Barrinha, agora também estará no novo terminal e passa a ter ponto de embarque na passarela no sentido Itanhangá na volta para a Candelária.

Linha 343 já está rodando com a vista de Jardim Oceânico

Linha 343 já está rodando com a vista de Jardim Oceânico

A linha já mostra a integração com Metrô e BRT na vista auxiliar

A linha já mostra a integração com Metrô e BRT na vista auxiliar

LECD13 Freguesia x Praia do Pepê (substituindo 860 e trecho da 343)

LECD13 Freguesia x Praia do Pepê (substituindo 860 e trecho da 343)

horarios_trem

Horário dos trens

horario_barcas

Horário das barcas

Itinerários alterados pela entrega do Terminal do Lote 0 (Retirado da página da Prefeitura):

1. LINHA 343 – Joatinga x Candelária (via Linha Amarela)

NOVA VISTA: 343 – Jardim Oceânico x Candelária (via Linha Amarela)

ITINERÁRIO:

IDAAv. Nuta James (Terminal Nuta James – Ponto Terminal), Rua Helios Seelinger, Av. Armando Lombardi (Pista Lateral), retorno sob a Ponte de Marapendi, Av.  Armando Lombardi, Av. Min. Ivan Lins, retorno sob a Ponte da Joatinga, Av. Min. Ivan Lins, Ponte Velha, Estr. da Barra da Tijuca, Rua Dom Rosalvo Costa Rego, Estr. da Barra da Tijuca, Estr. do Itanhanga, Av. Eng. Souza Filho, Estr. de Jacarepaguá, Rua Tirol, Rua Comandante Rubens Silva, Estr. dos Tres Rios, Av. Geremario Dantas, pista de acesso a Linha Amarela, Av. Gov. Carlos Lacerda (Linha Amarela), Rua Sizenando Nabuco, Av. Brasil, Av. Francisco Bicalho, Vd. dos Pracinhas, Av. Pres. Vargas (pista central), Av. Pres. Vargas (pista central – ponto terminal entre a  Av. Passos e a Rua Uruguaiana).

VOLTA: Av. Pres. Vargas (pista central – ponto terminal entre a  Av. Passos e a Rua Uruguaiana), Av. Pres. Vargas (pista central), Praça Pio X, retorno(e/f a Rua Primeiro de Março), Praça Pio X, Av. Pres. Vargas (pista central), agulha de acesso a pista lateral e/f a Av. Passos, Av. Pres. Vargas (pista lateral), Av. Francisco Bicalho, Elevado do Gasômetro, Av. Rio de Janeiro, Rua Ver. Odilon Braga, Av. Brasil (pista lateral), acesso ao Vd. de Manguinhos, Vd. de Manguinhos, Av. Gov. Carlos Lacerda (Linha Amarela), pista de acesso a Av. Geremario Dantas, Av. Geremario Dantas, Pca. Professora Camisão, Estr. de Jacarepaguá, Av. Eng. Souza Filho, Estr. do Itanhangá, Estr. da Barra da Tijuca, Ponte Nova, pista de acesso a Av. Armando Lombardi, Av. Armando Lombardi, Av. Nuta James (Terminal Nuta James – Ponto Terminal).

2. LINHA 345 – Barra da Tijuca x Candelária (via Furnas) 

NOVA VISTA:  345 – Jardim Oceânico x Candelária (via Alto da Boa Vista)

IDAAv. Nuta James (Terminal Nuta James – Ponto Terminal), Rua Helios Seelinger, Av. Armando Lombardi (Pista Lateral), retorno sob a Ponte de Marapendi, Av. Armando Lombardi, Av. Min. Ivan Lins, retorno sob a Ponte da Joatinga, Av. Min. Ivan Lins, Ponte Velha, Estr. da Barra da Tijuca, Pça. Des. Araujo Jorge, Rua Einstein, Av. Vitor Konder, Estr. da Barra da Tijuca, Rua Dom Rosalvo Costa Rego, Estr. das Furnas, Rua Boa Vista, Pça. Afonso Viseu, Av. Edison Passos, Rua Conde de Bonfim, Lgo. da Segunda Feira, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Hélio Beltrão, Rua Rodrigues dos Santos, Rua Visc. Duprat, Rua Julio Carmo, Rua Amoroso Lima, Rua Benedito Hipólito, Rua de Santana, Av. Pres. Vargas (pista central), Av. Pres. Vargas (pista central – ponto terminal entre Rua Uruguaiana e Av. Rio Branco).

VOLTA: Av. Pres. Vargas (pista central – ponto terminal entre Rua Uruguaiana e Av. Rio Branco), Pça. Pio X, Av. Pres. Vargas (pista central), Vd. dos Marinheiros, Av. Paulo de Frontin, Av. João Paulo I, Rua Dr. Satamini, Av. Heitor Beltrao, Rua Conde de Bonfim, Av. Edison Passos, Pça. Afonso Viseu, Rua Boa Vista, Estr. das Furnas, Estr. da Barra da Tijuca, Ponte Nova, pista de acesso a Av. Armando Lombardi, Av. Armando Lombardi, Av. Nuta James (Terminal Nuta James – Ponto Terminal).

LINHA 805 – Alvorada x Jardim Oceânico (circular) 

NOVA VISTA: 805 – Alvorada x Jardim Oceânico

IDA: Terminal Alvorada, Trevo das Palmeiras, Av. Ayrton Senna, Mergulhão Billy Blanco, Trevo das Palmeiras, Av. Ayrton Senna, Av. Lúcio Costa (pista sentido Recreio dos Bandeirantes), primeiro retorno, Av. Lúcio Costa (pista sentido Joatinga), Av. Olegário Maciel, Pça. Euvaldo Lodi, Av. Min. Ivan Lins, retorno sob a Ponte da Joatinga, Av. Min. Ivan Lins, Av. Armando Lombardi (pista lateral), Av. Nuta James (Terminal Nuta James – Ponto Terminal).

VOLTA: Av. Nuta James (Terminal Nuta James – Ponto Terminal), Rua Helios Seelinger, Av. Armando Lombardi (pista lateral), retorno sob a Ponte de Marapendi, Av. Armando Lombardi, Av. Erico Veríssimo, Pça. Prof. Jose Bernardino, Av. Erico Veríssimo, Av. Lúcio Costa (pista sentido Recreio dos Bandeirantes),  Av. Ayrton Senna, Trevo das Palmeiras, Av. das Américas (pista lateral sentido Joatinga), retorno e/f Barrashopping, Av. das Américas (pista lateral sentido Recreio dos Bandeirantes), Trevo das Palmeiras, Av. Ayrton Senna, Mergulhão Billy Blanco, Trevo das Palmeiras, Terminal Alvorada.

LECD 13 – Freguesia x Joatinga (circular)

IDA: Galeria Unicenter (Freguesia), Estr. de Jacarepaguá, Av. Eng. Souza Filho, Estr. do Itanhangá, Estr. da Barra da Tijuca, Ponte Nova, Av. Armando Lombardi, retorno sob a Ponte de Marapendi, Av. Armando Lombardi, Pça. Euvaldo Lodi, Av. Érico Veríssimo, Pça. Prof. José Bernardino, Av. Érico Veríssimo, Av. Pepe, Rua Sarg. João Faria, Av. Ministro Ivan Lins, Ponte Velha, Estr. da Barra da Tijuca, Rua Dom Rosalvo Costa Rego, Estr. da Barra da Tijuca, Estr. do Itanhangá, Estr. de Jacarepaguá, Av. Eng. Souza Filho, Estr. de Jacarepaguá, Rua Tirol, Rua Comandante Rubens Silva, Estr. dos Tres Rios, Pça. Professora Camisão, Estr. do Gabinal (retorno), Estrada de Jacarepaguá (baia ao lado da galeria Unicenter)

Advertisements

2 thoughts on “BRT ao longo da Zona Sul e mudança no 343

  1. Pingback: Linha LECD13 no Cardoso Fontes | Diário do Transporte Coletivo RJ

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s