Inaugurado Maglev Cobra, na UFRJ

Depois de diversos testes operacionais, a partir de hoje, será possível viajar uma pequena distância, a fim de demonstração, no monotrilho do Maglev Cobra, projeto da Coppe/UFRJ de um veículo sobre supercondutor.

Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Gabriel de Paiva / Agência O Globo

A notícia, retirada do Planeta COPPE, pode ser vista a seguir. A notícia também foi divulgada no O Dia e no O Globo:

A partir desta terça-feira, dia 16/02, o Maglev-Cobra, veículo de levitação magnética desenvolvido pela Coppe/UFRJ passará a operar viagens demonstrativas, abertas ao público, todas às terças-feiras, em dois horários: 11 às 12h e 14 às 15h. O veículo, que trafega silenciosamente sem emitir poluentes, utiliza a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A linha experimental é alimentada por quatro painéis de energia solar fotovoltaica e liga o Centro de Tecnologia (CT) ao Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ.

Por ser uma linha experimental, o Maglev-Cobra transporta até 30 passageiros por viagem e circula a uma velocidade de 10 km/hora. É possível, no entanto, conectar novos módulos, de 1,5 metro de comprimento cada, e aumentar a capacidade do veículo, que, em percursos mais longos, pode chegar a velocidade de 100 km/h.

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra possui uma tecnologia vantajosa, tanto em termos econômicos quanto ambientais. O custo de implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação do metrô na mesma extensão.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s