Segunda fase das mudanças da Zona Sul em 2016

Para quem achou que as mudanças nos ônibus da Zona Sul já tinham sido o suficiente, a Prefeitura anunciou novas mudanças, que vão afetar as seguintes linhas: 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178 no dia 9 de Janeiro, e 413, 474, 475 e 484, no dia 16. A lista completa de mudanças pode ser vista aqui.

A seguir, segue o texto da publicação das mudanças na página da Prefeitura do Rio.

Segunda fase da racionalização das linhas da Zona Sul começa dia 9 de janeiro
23/12/2015 17:50:00

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, dará início em janeiro de 2016 à 2ª fase da racionalização da frota da Zona Sul. A exemplo da primeira fase, as mudanças serão implementadas progressivamente para que os passageiros tenham tempo para se adaptar. O processo de racionalização das linhas da Zona Sul deve terminar em março de 2016. As duas primeiras etapas da 2ª fase serão implementadas nos dias 9 e 16 de janeiro, com a criação de quatro linhas, modificação de outras quatro e extinção de sete, ao todo.

No dia 9 de janeiro, entram em circulação as novas linhas troncais 5 (Alto Gávea X Central – Via Praia de Botafogo), 9 (São Conrado X Central – via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara) e 10 (General Osório X Cruz Vermelha – via Jd. Botânico/Lapa), além da linha 112 (Alto Gávea X Rodoviária – Via Túnel Rebouças – Circular). As novas linhas substituem outras sete que serão extintas no mesmo dia: 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178.

Já no dia 16, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré – Jardim de Alah, será modificada, passando a fazer ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara, de maneira mais rápida e simples. Essa linha será encurtada e terá ponto final no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana – um dos acessos ao Arpoador. Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que continuará a passar pela região. A diferença é que essa linha será encurtada, deixando de ir até Copacabana, e passando retornar no Castelo.

Outra linha que terá o itinerário seccionado é a 484, que também deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro. Os passageiros que utilizarem essa linha e quiserem seguir viagem até a Zona Sul poderão fazer a integração com a  Troncal 1 (General Osório x Central – via Aterro do Flamengo), utilizando o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem.  Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo tem como opção a linha 483 (Penha x Copacabana), que faz a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara.

A linha 413, que seguia até o Jardim de Alah, também será seccionada no Castelo. Para seguir pela Zona Sul, a opção é integrar com as troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contam com a linha 426 (Usina x Jardim de Alah), que permanece inalterada.

Informações aos usuários

O detalhamento das etapas posteriores, a exemplo da primeira fase da racionalização, será apresentado na sequência da implementação das mudanças programadas para os dias 9 e 16. A cada nova fase, as informações estarão disponíveis no Diário Oficial e no site da Secretaria Municipal de Transportes (http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr), além das redes sociais da SMTR (facebook/mobilidadeRJ).

O trabalho de comunicação direta aos usuários, com a distribuição de panfletos, cartazes e a presença de agentes de divulgação nas ruas será feito pelo Rio Ônibus, mantendo a determinação da SMTR. Para as mudanças do dia 9, os agentes serão distribuídos em pontos-chave dos seguintes bairros: Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Lapa e Centro (Rodoviária e Central do Brasil). Já para a etapa do dia 16, o trabalho de comunicação ficará concentrado, principalmente, no Centro (Castelo, Candelária e Av. Rio Branco) e Copacabana (Posto 6).

Veja abaixo o detalhamento das mudanças:

Dia 9 de janeiro

·  Criação de quatro linhas

Nova Linha Vista
Troncal 5 (Alto Gávea x Central – via Praia de Botafogo/ Praia do Flamengo/ Primeiro de Março)
Troncal 9 (São Conrado x Central – via Jardim Botânico/ Túnel Santa Bárbara)
Troncal 10 (General Osório x Cruz Vermelha – via Jardim Botânico /Lapa)
112 (Alto Gávea x Rodoviária – via Rebouças)

 

Extinção de 7 linhas

Linha extinta Nova opção aos passageiros
143 (Central x Gávea – via Praia do Flamengo/Jóquei) Troncal 5
161 (Lapa x Leblon – via Jóquei – Circular) Troncal 10
162 (Lapa X Leblon – via Copacabana – Circular) Troncal 10
170 (Rodoviária x Gávea – Circular) Troncal 5
172 (Rodoviária x São Conrado – via túnel Santa Bárbara/ circular) Troncal 9
173 (Rodoviária x Leblon – via Túnel santa Bárbara/Circular) Troncal 9 (até a Central) ou 112 (até a Rodoviária)
178 (São Conrado x Rodoviária – via Central) Troncal 9

 

Dia 16 de janeiro

·Modificação de 4 linhas

Linha atual Linha encurtada
474 (Jacaré x Jardim de Alah) 474 (Jacaré x Copacabana – via Túnel Santa Bárbara)
484 (Olaria x Copacabana- via Aterro -Circular) 284 (Olaria x Candelária – Circular)
413 (Muda x Jardim de Alah-via Aterro) 213 (Muda x Castelo – circular)
475 (Méier x Lido)

275 (Méier x Castelo – circular)

Advertisements

7 thoughts on “Segunda fase das mudanças da Zona Sul em 2016

  1. Pingback: Mudanças das Linhas da Zona Sul | Diário do Transporte Coletivo RJ

  2. A 484, 413 e 475 devem ganhar novos números, já que deixarão de ir a Zona Sul. A 413 deve virar 213, mas as outras ficariam na centena 3XX, e a 384 e 375 já existem.

    E como você faz essas tabelas?

    • Concordo que devem ganhar novos números, mas me baseei na própria notícia do site da Prefeitura e lá, colocaram os números atuais mesmo. O que é revoltante, já quea própria lógica da prefeitura mudou um monte de números a toa só porque tinham um número fora do novo padrão re destinos, em vez do antigo de caminho (Por exemplo, 550, 308, 752, novo e velho, 363). Eu preferia que todas as linhas ficassem com mesmo número (nada de 550, troncal, etc) e só mudassem as que fossem repetidas (368 x 348, 308 x 315). No fim das contas, vai ter linha 4XX não chegando à Zona Sul, linha 3XX que não vai pro centro (381) e linhas com número duplicado novamente (880 Ilha Pura e Alvorada). As tabelas, faço com ferramentas do próprio blog. Obrigado pela visita!

  3. Pingback: Calendário 2016 do Transporte no Rio | Diário do Transporte Coletivo RJ

  4. Pingback: Mudanças nos ônibus da Zona Sul, segunda fase, parte 2 | Diário do Transporte Coletivo RJ

  5. Pingback: Novidades no 886, 483 e 485 | Diário do Transporte Coletivo RJ

  6. Pingback: Mudanças no dia 16/01 | Diário do Transporte Coletivo RJ

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s