Mudanças nas linhas 613 e 810A

As linhas 613 (Rio Centro x Del Castilho) e 810A (Curicica x Pontal) vão ser esticadas, numa atitude que vem de encontro com a lógica da prefeitura ultimamente, de encurtar as linhas. O prolongamento do 613, que passa a ir até Vargem Grande, pode ser justificado pelo encurtamento do 382, que não vai mais até o Centro, somente até Botafogo, e que deixou a população sem opção direta para o Centro, com opções muito demoradas para fazer a baldeação (ônibus+BRT+Trem). Com o 613, haverá a possibilidade de se deslocar até a estação de metrô de Del Castilho (apesar de não ter integração tarifária). Esta possibilidade poderia ser ainda mais favorável se houvesse o retorno da linha 347 que ia pela Linha Amarela, linha que teve vida curta, mas que era a opção mais rápida entre Vargem Grande e o Centro.

Já a linha 810A é justificada pelo óbvio: Curicica não é uma estação Expressa e a integração era muito ruim, com um mínimo de três ônibus para realizar certos caminhos feitos pelas linhas anteriores, 747 e 749. Agora, a linha passa a fazer a integração na estação Taquara, uma estação Expressa, passando por outra estação Expressa, a Santa Efigênia. Provavelmente, por uma questão de retorno e de facilidade de estacionamento, a linha foi deslocada para a Taquara, e, como benefício extra, vai permitir os passageiros irem até uma área de muitos atrativos sem fazer baldeação, em especial, sem precisar encarar o BRT lotado. Essa mudança é a primeira vez que a secretaria de transportes cede para aumentar uma linha alimentadora, o que pode abrir precedentes para aumentar o trajeto de outras linhas alimentadoras que só ficam vazias (766A, 690A,912A) e que podiam ser melhor aproveitadas, além das outras linhas que fazem integração em estações Parador (809A, 931A, 964A, 959A) . Algo similar só aconteceu com a então linha 332 que, graças a pressão de moradores e imprensa, teve uma variante mantida até o Projac (a princípio, só iria até a Alvorada) e deu origem à atual LECD10.

Não ficou claro se todos os 613 vão passar a ir até Vargem Grande ou só algumas, no estilo serviço variante (SV613) já que o Riocentro já possui uma demanda bem significativa e, ao contrário do que dar a entender na reportagem, já deve chegar ao Riocentro cheia e ainda encher mais ao longo da Avenida Abelardo Bueno, na Passarela da Gardênia e Cidade de Deus. Pela minha experiência no contrafluxo, os ônibus já chegam cheios na Cidade de Deus na versão Riocentro. Minha sugestão é que sejam mantidas as duas linhas, 613 Riocentro e SV613 Vargem Grande. Uma sugestão adicional seria a volta da linha 347 Piabas x Castelo via Linha Amarela, mas isso seria muito improvável. Na tabela abaixo, é apresentada a situação atual (pós-mudança) das linhas (a confirmar se o SV613 é realmente variante ou se vai ser a linha definitiva).

Número Itinerário Antigo Itinerário Novo
613 Del Castilho x Riocentro Mantido
SV613 Del Castilho x Riocentro Del Castilho x Vargem Grande
810 Pontal x Curicica Pontal x Taquara
SP810A Pontal x César Maia extinta
LECD010 Projac x Castelo Projac x Rio Sul
INT9 Piabas x Carioca Piabas x Rio Sul

A publicação foi feita pelo Facebook da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e será transcrita a seguir:

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá informa que começaram hoje algumas mudanças nas linhas de ônibus que atendem a região de Vargem Grande e Vargem Pequena e foram solicitadas durante reunião na Associação de Moradores de Vargens-Amavag, com a presença do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, e do secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.
A linha 613 que antes fazia Riocentro-Nova América/Del Castilho, agora está saindo da Praça Agapanto, passando pela Estrada do Pacuí até o ponto final em Del Castilho, na estação do Metrô, ao lado do Shopping Nova América. Assim, passa a atender mais passageiros, com intervalos previstos de 15 em 15 minutos.
A linha 810 também passou a funcionar hoje, no trajeto Vargem Grande x Taquara, ampliando o itinerário que antes fazia ponto final na estação Bandolins, em Curicica. Essa linha terá intervalos de 8 em 8 minutos.
Essas foram solicitações feitas pelos moradores de Vargens e que são atendidas pela Prefeitura para garantir melhor transporte para todos.

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12 thoughts on “Mudanças nas linhas 613 e 810A

  1. Em relação as linhas 766A e 690A, eu observo q a linha 676A percorre seu trecho com mais passageiros do que as linhas 766A e 690A. Eu sugeria q as três linhas se fundissem e formassem uma só.

  2. Uma correção.. depois desse esticamento da linha 810A, apesar de alguns carros ainda estarem escrito a letra A no letreiro, de acordo com uma postagem do BRT, ela deixou de ser alimentadora!! Sendo agora uma linha convencional!

    • Solicito que a subprefeitura reveja a linha 810 que sai do terminal Taquara x Pontal, e volte com a linha 810 A , como alimentadora, e sem descontar a passagem. Pois o trabalhador esta sendo penalizado.

      • Paulo Jorge, estou sendo prejudicada também. Trabalho em Vargem Pequena e utilizo uma linha convencional para madureira, pego o brt de madureira e o 810 para ir ao trabalho. Com essa retirada me cobraram duas passagens. A única linha alimentadora que serve para Vargem Pequena é o 809A que demora séculos pra passar.

  3. Pingback: Lista de Linhas de Ônibus da cidade do Rio | Diário do Transporte Coletivo RJ

  4. Concordo com o Paulo Jorge, estou sendo prejudicada também. Trabalho em Vargem Pequena e utilizo uma linha convencional para madureira, pego o brt de madureira e o 810 para ir ao trabalho. Com essa retirada me cobraram duas passagens. A única linha alimentadora que serve para Vargem Pequena é o 809A que demora séculos pra passar.
    Ao invés de ajudar isso só atrapalha a vida dos trabalhadores.

    • O esticamento para a estacao taquara foi um pedido dos moradores…. Mas acho q nem eles esperavam q essa linha deixaria de ser alimentadora

  5. Pingback: Mudanças nas linhas 959, 954, 809 e 363 | Diário do Transporte Coletivo RJ

  6. INFELIZMENTE, a linha 613 “Serviço Variante” não está atendendo à população de VP nem de VG pois os õnibus passam com intervalos superiores à 20 minutos e não são constantes.
    Além disso no trecho Del Castilho X Vargem Grande ficamos na fila mais de meia hora e quando o ônibus chega no ponto final, o Fiscal define se ônibus irá até VG ou até o Riocentro.
    Já peguei o ônibus com o letreiro informando VARGEM GRANDE e o motorista finalizou no Rio Centro porque só tinham 2 passeiras, tivemos que saltar e pegar outro p VG.
    Não tem regularidade e é uma bagunça!

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