Como ir do Centro à Barra com as mudanças

Com o encurtamento das linhas 314, 332, 345, 360 e 382, não restou opção direta entre o Centro do Rio e a Barra que circule durante o dia todo. Ainda existem as seguintes opções, com ressalva:

315 – Só circula na Central (alguns ônibus passam pela Presidente Vargas, mas o itinerário oficial é ir pela Zona Portuária) e só atende ao trecho após o Barra Shopping da Avenida das Américas.

361 – Além de só servir para o trecho Alvorada-Recreio, tem uma frequência muito ruim e não dá para confiar a menos que saiba o horário

181 – Atende ao trecho entre a Alvorada e o Jardim Oceânico, porém, além da frequência ser muito irregular, sai da Rodoviária, ou seja, é necessário pegar uma condução para a Rodoviária e torcer para que a linha apareça.

Procurei, então, opções mais confiáveis para o trecho entre a Alvorada e o Jardim Oceânico (Guanabara, Barra Square, Extra, Freeway, Città e Downtown) no site Vá de Ônibus e encontrei o seguinte:

Obtido pesquisando por caminho entre Rua Santa Luzia e Avenida das Américas, 500 com mínima distância percorrida

Obtido pesquisando por caminho entre Rua Santa Luzia e Avenida das Américas, 500 com mínima distância percorrida

354 até a Passarela da Barra + outra linha para a Avenida das Américas – O 354 faz praticamente o mesmo caminho das linhas extintas, porém, também ele está com os dias contados, contrariando a própria lógica do aplicativo de sugestão de rotas, que sugere este caminho. Além disso, é bem provável que não dê para realizar a integração do BU no horário de pico.

345 a partir da Candelária – O 345, além de ser uma linha demorada, parou de circular desde a inauguração da Transcarioca entre a Passarela da Barra e o Via Parque (está fazendo o trajeto Candelária x Passarela da Barra), ou seja, quem se guiar pelo aplicativo vai acabar pegando três ônibus. O fato desta linha ainda estar desatualizada, percorrendo o caminho até o Via Parque, faz parecer que esse encurtamento foi ilegal.

301 no Rio Comprido – Foi a melhor opção apresentada pelo aplicativo, eu particularmente faria a baldeação na Praça Saens Peña, então fica a sugestão.

2118 – Linha executiva, com o custo de R$14,65 (esses centavos!) que, pasmem, faz o caminho direto, porém, é preciso caminhar até o Aeroporto Santus Dumont ou a Avenida Rio Branco e desembolsar um dinheiro.

Outras sugestões:
Eu, pessoalmente, andaria até a Carioca para ver se tem algum 361 parado. Se sim, é possível pegá-lo e desembarcar no Via Parque e embarcar no 565 no mesmo ponto. Se não tivesse, é um caso a escolher as opções acima ou as seguintes, que eu pensei:

306+565 – Como a baldeação é feita na Freguesia, pode deixar quem não conhece preocupado, mas é uma forma interessante de se deslocar, a Grajaú Jacarepaguá é mais rápida que o Alto da Boa Vista e ambas as linhas tem frequência boa e maioria com ar condicionado. Deve-se descer no Planalto do Chopp, atravessar o cruzamento e embarcar no 565 Gávea. Estimativa de cerca de 1h40 ao custo de R$3,40.

352+565 – A baldeação é feita na altura do Barra Music da Avenida Ayrton Senna, é o primeiro ponto após passar os túneis (lá, além do 565, também servem o 863 e o 900). O tempo estimado pode variar muito com o trânsito. O 352 costuma ter frequência boa no horário de pico, mas bem fraca fora dele. Mas acho mais confiável que o 181. Sai da Rua Santa Luzia e, dentro do Centro, só faz parada na Praça Tirandentes e no Campo de Santana. O custo é de R$3,40 com o BU.

Metrô+614 – Só vale para o Barra Shopping, pois o 614 só vai até lá. Leva 30 minutos até Del Castilho e talvez uns 40 de Del Castilho até o Barra Shopping com trânsito intenso, total de 1h10 com custo de R$4,95 (Fonte: O Dia, 17/03/2015).

Metrô+BRT+888A40 minutos até Vicente de Carvalho e 50 minutos de Vicente de Carvalho até a Alvorada. Total de 1h45 contando com o deslocamento entre a Alvorada e a Avenida das Américas, ao custo de R$7,10 (não gosto dessa opção porque leva mais tempo e gasta mais).

363+BRT+888A – Uma opção cansativa pelos três ônibus, mas cobra só uma passagem com o BU. Pelo menos, entre Madureira e Barra, tem a certeza de demorar 40 minutos, porém, o caminho do 363 entre o Centro e Madureira pode demorar, dependendo do trânsito. Por volta de 1h50 ao custo de R$3,40.

309 até Passarela da Barra – Vai percorrer a maior parte do caminho em um ônibus só, como no caminho com o 354, porém, assim como no 354, também corre o risco de não conseguir a integração do BU a tempo, principalmente por conta do trânsito da Rua Jardim Botânico. A linha vai pela Praia da Barra, então é necessário desembarcar na Passarela da Barra e tomar outra condução para ir para o Downtown (por exemplo, 888A).

Não tendo o 361, eu ficaria entre o 301 na Saens Peña e o 565 no Pechincha. Se tiver com grana (não esqueça dos 65 centavos), pegue o 2018, vá no ar condicionado e, se der sorte, wifi. Se for para o Barra Shopping, o metrô junto com o 614 é a melhor opção. Com o encurtamento, houve promessa de reforço na linha 361, porém, eu, particularmente, não observei. Outra linha que deveria ser reforçada é o 181, que, se desse para contar, poderia atrair pessoas para fazer baldeação na Rodoviária.

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