Trilhete Único e Integração BRT-Metrô

Duas notícias dão esperança, embora ainda não passem de especulação, sobre facilidades no uso do transporte público carioca. A primeira fala sobre a exigência do MP para a abrangência de até 3 linhas de ônibus no BU, o “trilhete”, em especial pelas mudanças na Zona Sul, que dividiram várias linhas, prejudicando, como já foi dito aqui, quem já realizava baldeação envolvendo as linhas modificadas. A notícia é boa, mas perde a credibilidade pelo histórico de desobediência da prefeitura ao judiciário no que diz respeito às tarifas de ônibus, como no caso da redução da passagem, que nunca aconteceu.

A outra notícia fala sobre a integração entre o Metrô e os ônibus, em específico, com o BRT, que, atualmente, tem um ponto de transferência, em Vicente de Carvalho, para a Linha 2 do Metrô, porém, sem desconto na tarifa, sendo cobrado o preço integral do ônibus e do metrô. Atualmente, só algumas linhas “premiadas” tem algum desconto na passagem, sem ter um critério muito claro por que essas levam vantagens com relação a outras. Além disso, ainda sobre a questão do BRT, com a promessa de que a Linha 4 do Metrô se integrará “facilmente” ao Terminal Alvorada por meio do Lote 0 do BRT Transoeste perde a força do argumento quando a integração tarifária não existe.

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