Racionalização dos ônibus na Zona Sul

Retirada do site da Prefeitura

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Linha Rota Itinerário Linhas afetadas Equivalente
T1

T3
Rodoviária x General Osório
Rodoviária x Gávea
BRS Copacabana, Aterro, Presidente Vargas, Rodrigues Alves  119, 121, 123, 124, 125, 127, 128, 132, 411, 413, 415, 421, 442, 443, 454, 455, 472, 474, 475, 480, 484, 539 132
T2 Central x General Osório BRS Copacabana, Praia do Flamengo, Presidente Vargas
 107, 136, 154, 190, 433, 434, 464  154
T4 Praça XV x Gávea BRS Copacabana, Aterro
 130  130
T5
T6
Central x Gávea
Praça XV x Gávea
Jardim Botânico, Praia do Flamengo, Presidente Vargas
 143, 170, 173, 409, 410, 438, 309, 316, 538, 548, 957  143
T7 São Conrado x Botafogo Niemeyer, Jardim Botânico
 131  131
T8 São Conrado x Botafogo Zuzu Angel, Jardim Botânico  172  172
I1 Alvorada x Botafogo Américas, Zuzu Angel, Orla, Rio Sul
 314, 318, 354, 360, 382  314
I2 Alvorada x Siqueira Campos
Sernambetiba, Niemeyer, Orla
 177, 332, 535  535
I3 Maracanã x Jardim de Alah Ipanema, Lagoa, Rebouças, Rodoviária  157, 426, 436, 461  461
I4 Maracanã x Jardim de Alah Gávea, Lagoa, Rebouças, Rodoviária  110, 111, 416, 439, 460, 476,  460
I5 Maracanã x Copacabana Cantagalo, Lagoa, Rebouças, Rodoviária
462, 473, 432, 441, 444,  462
I6 Maracanã x Botafogo Santa Bárbara, Rodoviária
 126, 155, 183, 317, 404, 420, 425, 445, 456, 457, 458, 459, 481, 483, 486  459
I7 Botafogo x Jardim de Alah Túnel Velho, São João Batista
 435, 440, 463  435
C1 Urca x Cosme Velho Laranjeiras, Rebouças, Gávea, BRS Copacabana, circular
 161, 180, 511, 569, 573, 583  569
C2 Urca x Cosme Velho BRS Copacabana, Gávea, Rebouças, Laranjeiras, circular
 162, 512, 570, 574, 584  570

Possíveis sobreviventes: 133, 181, 184, 305, 401, 422, 448, 485, 501, 504, 503, 507, 537, 550, 555, 556, 557, 565 e 580

O total de linhas afetadas é de 91 linhas e 17 linhas seriam criadas. A proposta prevê a eliminação de 78 linhas, contando com a criação de 20 linhas (16 divulgadas pelo encarte da prefeitura – veja figura acima e mais 4 ainda a descobrir) e alteração de 24 das linhas citadas anteriormente. A proposta mostra 17 linhas troncais, com as seguintes denominações: Troncal, Integradora e Circular Turística. A linha C2 foi incluída aqui por uma questão de lógica, se haverá uma circular num sentido, deve haver no outro sentido, pois não faria sentido ir da Urca para Botafogo passando por Ipanema, somando 17 linhas troncais. Os números da coluna “Equivalente” são uma sugestão para manter um número já identificado com o trajeto e/ou que percorre um trajeto similar. A boa notícia é que foram listadas 91 linhas e foi anunciada a eliminação de 78, ou seja, nem todas as da lista estão condenadas.

Acredito que a mudança para este ano ainda seja uma precipitação da Prefeitura, pois as integrações seriam mais adequadas com a chegada do VLT, do Transbrasil e da Linha 4 do Metrô. Sem a Transbrasil, os passageiros que pegam a linha direto (483, por exemplo) estarão submetidos ao desconforto da baldeação/lotação, sem os benefícios da diminuição do tempo de viagem. Para justificar pelo menos o tempo de viagem, é preciso ampliar o alcance do BRS que, atualmente, só satisfaz as linhas do eixo que seguem pela Orla, sendo preciso completar o BRS de São Conrado a Botafogo, no Rebouças, no Santa Bárbara e no Aterro, sem isto, o passageiro vai ficar preso no engarrafamento, com menos ônibus disponíveis. Mas não há nenhuma demonstração de que faixas exclusivas serão instaladas nesta região

Além disso, enquanto não vier o VLT, algumas localidades do Centro, em especial da Zona Portuária, podem perder linhas, pois algumas fazem variações sutis nas ruas do Centro. E, sem a linha 4 do Metrô, a lotação do eixo Barra x Zona Sul, que pega regiões populosas, como Jacarepaguá (já fazendo baldeação) e Rocinha, além da demanda do Transoeste, só será intensificada. E passageiros que já estão tendo que fazer três viagens (alimentadora+BRT+linha para a zona sul) podem acabar tendo que fazer a quarta e pesando no bolso.

Um fator que precisa ser esclarecido é o da integração tarifária: com a necessidade de usar dois ônibus dentro da própria Zona Sul, como vai ser a integração, já que outras pessoas, como já foi comentado, já fazem baldeação nas linhas como estão hoje. Outro ponto que ainda não deu pra se definir é a situação das linhas alimentadoras, já que as localidades remotas (Rocinha e Horto) devem ter linhas só para integrar com as linhas troncais. Além disso, a própria Zona Norte, que deve ter linhas alimentadoras até o Maracanã, Rodoviária, Cinelândia e Praça XV.

A região da Lapa, que hoje tem abundância de linhas para a Zona Sul, pode ficar prejudicada, mas acredito que ainda resista alguma linha para lá, até pelo teor turístico da região, apesar de não estar listada nos caminhos das linhas troncais. Notei que não há nenhuma linha da Barra para o eixo do Jardim Botânico, que hoje, tem o 309 e o 548 com frequência boa. A linha troncal do Túnel Santa Bárbara também não tem muita penetração (só indo até Botafogo) e talvez merecesse ir até Copacabana. Em um primeiro momento, não devem ser “racionalizadas” as linhas entre a Gávea e São Conrado, o que pode levar a um reforço das linhas que hoje, são operadas com poucos ou nenhum ônibus: 501 (no lugar do 314), 502 e 505 (no lugar do 360) e 504 (no lugar do 382). A linha 525, apesar de estar na linha de tiro, não deveria ser retirada, pois faz o serviço de integração do metrô (General Osório x Alvorada) além das linhas 133 (Largo do Machado x Estácio x Rodoviária), 513 (Botafogo x Urca) e 580 (Largo do Machado x Cosme Velho), ainda mais que essas últimas não passam pelos corredores. A linha 557 deve ser mantida por ter uma demanda muito grande para o Rio das Pedras, desde Copacabana, e uma influência muito pequena nas alterações propostas, e, pelo mesmo motivo (demanda direta para o Fundão), o 485, mas, os encurtamentos irracionais me preocupam. As linhas citadas na lista deveriam ser analisadas com atenção pela prefeitura, pois algumas já operam com lotação nos horários de pico e forçar a baldeação só vai lotar um ônibus a mais (como acontece com a antiga linha 888, que antes, ia de Sulacap à Barra com um ônibus só e agora, tem duas linhas, 889A e 991A, que poderiam estar indo direto, dando a possibilidade a quem quisesse, de escolher entre encarar o engarrafamento ou pegar o BRT).

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6 thoughts on “Racionalização dos ônibus na Zona Sul

  1. a minha sugestão é T1:125,127(rodoviária-jardim de alah)128 (rodoviária-gavea),132(central-gávea),415,455,474,484 e 539
    T2:107,154,190,433 e 434
    T4:130
    T5 e T6:143,170,309,410(grajau-gavea),438,e 538 e o 548(recreio-botafogo) antiga 316
    T7:131
    T8:172
    I1:314,571(catete-piabas) e 572(catete-recreio) e 504(projac-botafogo) as três ultimas,antigas 382,360 e 354 respectivamente
    I2:177 e 535(barra da tijuca-leme)antiga 318 e 525(alvorada-metro siqueira campos) antiga 332
    I3:157,426(usina-gavea),436 e 461(maracana-leblon) antiga 111
    I4:416,439,460(maracana-jardim de alah) antiga 110 e 476.
    I5:432,462 e 472(triagem-leme) via rebouças
    I6:126(rodoviaria-jardim de alah)via central,456(norte shopping-gavea),457 e 184(central-cosme velho) via t santa barbara antiga 183
    I7:435 e 463
    C1:180,511,569 e 583
    C2:512,570 e 584
    linhas sobreviventes:133,178,181,305,422,448,485,497,498,501,507,513,537,555,556,557,565 e 580

  2. Muito bom saber q vão realmente racionalizar o transporte de ônibus. Moro em Copacabana próximo à Toneleros, e vejo as linhas q passam por aqui sempre vazias (415, 433, e principalmente a 473). Alguma previsão sobre o futuro da Toneleros nesse programa de racionalização? Obrigado pela atenção.
    Luiz Marcelo.

  3. Faço o trajeto Copacabana-Estácio. Qual linha irá me servir, agora que o 426 e o 432 não passarão mais pelo Estácio? Obrigada.

  4. Pingback: A volta das mudanças dos ônibus de Zona Sul | Diário do Transporte Coletivo RJ

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