Duplicação do elevado do Joá para quem?

Paralelo à obra da linha 4 do metrô, está acontecendo a duplicação do elevado do Joá e construção da ciclovia indo da Passarela da Barra até a praia do Leblon. A duplicação é necessária, mas não sob este nome: o nome correto é substituição. O elevado do Joá foi condenado por engenheiros civis da Coppe e a recomendação foi sua reconstrução, portanto, seria o mais coerente deixar o elevado funcionando com restrições enquanto sua versão nova vai sendo construída e, quando terminasse, fosse interditado. Entretanto, a propaganda não é que o fluxo viário continuará a ser o mesmo e sim que aumentará, ou seja, o velho e condenado elevado vai continuar funcionando.

20141113_CO_elevado_joa_PJ

O mais grave disso é que, enquanto está sendo feita uma obra para viabilizar o deslocamento da Barra em direção à Zona Sul e o Centro com transporte público de massa na Linha 4, o governo continua estimulando o uso do automóvel particular. E não é só isso, ainda dificulta o uso do transporte público reduzindo as linhas de ônibus que passam na Zona Sul, incluindo aí o corredor da Autoestrada Lagoa-Barra. Não foi anunciado, mas dedicar uma das faixas do novo elevado exclusivamente para ônibus é o mínimo que se pode fazer para viabilizar a racionalização dos ônibus, tendo como contrapartida a faixa exclusiva, deixando o engarrafamento para os veículos particulares.

Sim, porque, não adianta construir mais faixas, o engarrafamento vai continuar existindo. Enquanto houver estímulo ao uso do transporte particular, o transporte público vai continuar sendo boicotado e, enquanto ele for um transtorno, vai desestimulando mais gente que foge para o transporte particular assim que puder. Além disso, o gargalo da autoestrada vai continuar existindo na direção Zona Sul no túnel do Joá e o túnel acústico.

Tchau, árvore. Adeus, calçada

Tchau, árvore. Adeus, calçada

Como pode ser visto no vídeo de divulgação, no lado da Barra, a obra vai acabar com o pouco de calçada existente na orla da lagoa , uma área que podia ser como a Lagoa Rodrigo de Freitas (“A” lagoa), um lugar para lazer, acabará sendo um acostamento de estrada.

Sobre a ciclovia, mantenho-me cético, mas esperançoso que ela realmente saia do papel. Esta prefeitura tem má fama de fazer péssimas ciclovias e/ou com péssimos caminhos, uma tradição que vem de longe, de fazer ciclovia só para dar uma caminhada na praça. Uma ciclovia indo da praia da Barra até a praia do Leblon seria algo novo para os padrões atuais, fazendo um deslocamento real, ainda que seja com intenções de lazer, mas vai permitir deslocamentos “de verdade”, além de permitir treinamentos mais longos. Mas é difícil de acreditar que a prefeitura que faz remendos pintados de vermelho e chama de ciclovia vá fazer isto:

ciclovia_joa

Em resumo, a duplicação deveria ser substituição, deixando o velho elevado exclusivo para ônibus e bicicletas, nem precisaria construir a ciclovia, só os acessos: 1 faixa para bicicleta e 1 para ônibus, segregadas para não ter acidente. Um outro exemplo de como o velho elevado poderia ser aproveitado é o do High Line Park. Só não faz sentido largar os ônibus sem faixa exclusiva, sob o risco de terem a frota diminuída, e beneficiar o transporte particular, mesmo com a construção de um metrô logo ao lado.

Advertisements

5 thoughts on “Duplicação do elevado do Joá para quem?

  1. Pingback: Novas mudanças nos ônibus em Julho | Diário do Transporte Coletivo RJ

  2. Pingback: Transcarioca da depressão | Diário do Transporte Coletivo RJ

  3. Pingback: Ciclovia e ampliação na Avenida Ivan Lins | Diário do Transporte Coletivo RJ

  4. Mais uma estupidez desses projetistas foi fazer a ciclovia mais alta que a pista obstruindo a vista do mar. Será que ninguém pensou nisso? Provavelmente não da mesma forma que não pensaram nas ondas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s