Prefeitura não vai melhorar ônibus

Segundo a reportagem do RJTV, a prefeitura afirmou ser “impossível” cumprir com alguns dos itens pedidos pelo Ministério Público para a melhoria do transporte. Os três principais pontos indicados foram o 100% de ar condicionado, o posicionamento dos ônibus em tempo real e a indicação de lotação.

O primeiro ponto foi promessa e já deveria ter sido planejado há muito tempo, com a restrição da compra de veículos novos somente com ar antes do que foi feita. A promessa, que era de 100% de ônibus com ar condicionado e piso baixo, começou em 2010, mas o piso baixo logo foi “esquecido”, apesar de ser um avanço na acessibilidade do transporte. Já o ar condicionado teve sua promessa mantida por mais tempo, mas, este ano, o prefeito já começou a demonstrar insegurança e apareceu com soluções do tipo “diminuir a frota sem ar sem botar nenhum ônibus no lugar” para aumentar a porcentagem de ar condicionado.

Sobre a implantação do sistema de localização e taxa de ocupação dos ônibus, a procuradoria informou que não existe tecnologia disponível, seja a que custo for e alegou que  tal sistema não existe nem mesmo em outros países.

O posicionamento e a indicação de lotação, supostamente sem tecnologia existente, tem sim, como serem colocados. Inclusive, o posicionamento já é oferecido pela própria prefeitura através dos dados abertos e é aproveitado por aplicativos como o Rio Bus para mostrar a localização dos ônibus. Já a lotação pode ser, segundo o Rio Bus, pode ser estimada por sensores na porta da saída (na entrada já tem a roleta pra dizer a quantidade EXATA de passageiros que entraram) a custo de alguns reais. O descaso é tamanho que a própria procuradoria da Prefeitura desconhece o trabalho já feito. E, para derrubar de vez a história que não tem como fazer, o novo site do VLT mostrou que usará, sim, um sistema para estimar a quantidade de passageiros, como pode ser visto na figura a seguir.

capacidade

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s