Novas mudanças nos ônibus em Julho

Segundo divulgado pelo Globo, a partir de Julho, novas linhas serão encurtadas, dessa vez, na Zona Sul. Já que, como é costume, os projetos não são divulgados até a última hora, vou tentar prever aqui o que deve acontecer, com base no texto. Principais pontos:

1 – Localidades remotas (Rocinha, Vidigal, Horto e Leme, talvez a Urca) devem ter linhas curtas, ditas “alimentadoras”, para somente ligá-las a um sistema troncal

2 – Linhas da Barra e Jacarepaguá devem ser encurtadas na Zona Sul, provavelmente, em Botafogo

3 – Oito linhas troncais serão criadas para substituir as várias linhas existentes

4 – Sete linhas alimentadoras serão criadas para ligar as linhas troncais para o Maracanã e a Rodoviária, usando três caminhos: Lagoa, Rebouças e Santa Bárbara

5 – Preservação de linhas circulares internas ligando ao Cosme Velho e à Urca

No atual Rota Destino No Novo Rota
107 Central – Urca Extinta
124 Jardim Botanico (Horto) – Central (via Copacabana) Encurtada 409A Horto x Gavea
181 São Conrado – Rodoviária (via Linha Amarela) Mantida
305 Rodoviária – Barra da Tijuca (via Túnel Reboucas) Mantida
309 Central – Alvorada (via Botafogo/Av. Sernambetiba) Encurtada 548 Alvorada x Botafogo
314 Central – Recreio dos Bandeirantes (via Copacabana/Av. das Americas) Encurtada 501 Alvorada x Botafogo
316 Central – Recreio dos Bandeirantes (via Botafogo/Av. Sernambetiba) Extinta
317 Central – Alvorada (via Túnel Santa Barbara) (circular) Extinta
318 Barra Sul – Castelo Mantida
332 Alvorada – Castelo Encurtada  510  Projac x Rio Sul
360 Carioca – Recreio dos Bandeirantes Extinta
382 Carioca – Piabas (via Av. Benvindo de Novaes) Encurtada 504 Piabas x Gávea
403 Bonsucesso – Copacabana (circular) Alimentadora 497A Penha x Caju
404 Cordovil – Leblon (via Avenida Brasil) (circular) Alimentadora 404A
405 Ramos – Cosme Velho Alimentadora 915A Ramos x Bonsucesso
409 Saens Peña – Jardim Botanico (Horto) Alimentadora 409A Horto x Gavea
416 Saens Peña – Jardim Botanico (Horto) (via Túnel Reboucas) Extinta
448 Maracai – São Conrado (circular) Alimentadora 448A Maracai x Sao Conrado
472 Triagem – Leme (via Praça XV) Alimentadora 472A Triagem x Rodoviária
473 Sao Januario – Lido (via Túnel Reboucas) Mantida
474 Jacare – Jardim de Alah Alimentadora 474A Jacaré x Rodoviaria
475 Méier – Prado Junior (circular) Alimentadora 475A Triagem x Rodoviária
476 Méier – Leblon (via Túnel Reboucas) (circular) Mantida
480 Olaria – Prado Junior (circular) Alimentadora 497A Penha x Caju
481 Penha – Praia de Botafogo (via Santa Barbara) (circular) Alimentadora 497A Penha x Caju
483 Penha – Copacabana (circular) Desviada 2483 Penha x Copacabana
484 Olaria – Copacabana (via Parque do Flamengo) (circular) Alimentadora 497A Penha x Caju
485 Penha – General Osório (via Túnel Santa Barbara) Mantida
486 General Osório – Fundão (circular) Extinta
497 Penha – Cosme Velho Alimentadora 497A Penha x Caju
498 Circular da Penha – Cosme Velho Alimentadora 498A Circular da Penha x Caju
501 Barra da Tijuca – Gávea (via Av. das Americas) (circular) Desviada 501 Alvorada x Botafogo
502 Recreio dos Bandeirantes – Gávea (via Av. das Americas) (circular) Extinta
503 General Osorio – Alto Leblon Mantida
504 Piabas – Gávea (via Av. Benvindo de Novaes) Mantida
505 Recreio dos Bandeirantes – Gávea Extinta
507 Largo do Machado – Silvestre Alimentadora 507A Largo do Machado x Silvestre
511 Urca – Leblon (via Joquei) (circular) Alimentadora 511A Urca x Leblon
512 Urca – Leblon (via Copacabana) (circular) Alimentadora 512A Urca x Leblon
513 Botafogo – Urca Mantida
525 General Osório – Alvorada Mantida
535 Alvorada – Leme (via Vidigal) Extinta
537 Rocinha – Leblon Alimentadora  537A  Rocinha x Gávea
538 Rocinha – Botafogo (via Joquei) (circular) Extinta
539 Rocinha – Botafogo (via Copacabana) (circular) Extinta
548 Alvorada – Botafogo Desviada 548 Alvorada x Botafogo (via Sernambetiba)
550 Cidade de Deus – Gávea Mantida
555 Rio das Pedras – Gávea Mantida
556 Rio das Pedras – Leblon Mantida
557 Rio das Pedras – Copacabana Mantida
565 Tanque – Gávea Mantida
569 Largo do Machado – Leblon (via Joquei) (circular) Alimentadora 569A Largo do Machado x Leblon
570 Largo do Machado – Leblon (via Copacabana) (circular) Alimentadora 570A Largo do Machado x Leblon
580 Largo do Machado – Cosme Velho Mantida
583 Cosme Velho – Leblon (via Joquei) (circular) Alimentadora 583A Cosme Velho x Leblon
584 Cosme Velho – Leblon (via Copacabana) (circular) Alimentadora 584A Largo do Machado x Leblon
LECD332 Projac – Rio Sul Mantida 510 Projac x Rio Sul

As linhas que partem para Jacarepaguá e Barra partindo da Gávea e São Conrado não devem ser mexidas, já que não entram no eixo citado na reportagem (os corredores para o Centro). Pode ser que mudem depois do fim da obra da Linha 4 do Metrô, mas não acredito que isso vá acontecer. Inclusive, acho que deveria ter uma seletiva para a autoestrada Lagoa Barra, já que vão duplicar o elevado do Joá, mas isso é assunto para outro post.

As linhas das adjacências da Penha para a Zona Sul pela Avenida Brasil devem virar linhas alimentadoras do BRT Transbrasil e já é bom o pessoal ir se acostumando, porque, considerando os encurtamentos tradicionais devido ao BRT junto com essa vontade de deixar os ônibus da Zona Sul entupidos, deve trazer a necessidade de três baldeações para chegar ao centro (ônibus+BRT+ônibus ou ônibus+BRT+VLT). Também, em outro post, pretendo dar uma aprofundada na análise das linhas sob influência da Avenida Brasil e do VLT.

Acho difícil que mexam nas linhas 485 e 318, já que são linhas que realmente tem o poder de diminuir o número de carros nas ruas e seria dar um tiro no pé acabar com elas ou forçar a fazer baldeação. As linhas das redondezas do Jacaré devem ser encurtadas na Rodoviária, no caso das que seguem pelo Aterro, sendo complementadas com as linhas troncais propostas. Já as que vão pelo Túnel Rebouças devem ser avaliadas com cuidado, pois, se a demanda for toda para atravessar o túnel, não há necessidade de realizar transbordo através de linhas complementares, já que as mesmas iam ficar cheias com os passageiros de um ônibus só, isto é, só ia fazer as pessoas fazerem o trasbordo, quando todas estão indo para o destino da segunda viagem.

Outra questão a se pensar é a das tarifas. A população vai reclamar e muito das mudanças, mas, consegue conviver, exceto se doer no bolso. Certamente, as autoridades estão cientes disso e devem mudar o sistema de tarifa. Se for como o dos BRTs, algumas linhas encurtadas vão passar a receber por km rodado em vez de receber por passageiro, permitindo o uso de até 3 linhas com uma passagem: uma comum, uma alimentadora e uma troncal. Outra alternativa mais simples, sem necessidade de colocar A e T no fim dos números é aumentar o número de integrações com o BU para 3, quaisquer que sejam as linhas. Também deveria ser cogitado a entrada de ônibus articulados para operar nas linhas troncais, já que, com a “racionalização”, elas vão ficar muito cheias e uma das críticas citadas na reportagem é a concorrência entre diferentes ônibus num mesmo caminho. Com ônibus articulados, o intervalo poderia aumentar, mas também a capacidade, diminuindo a chance de superlotação dos ônibus comuns.

Referências:
O Globo
Texto transcrito do Globo (caso o link acima não funcione)
O Globo – Zona Sul de Outubro
Estudo da PUC
(propõe algumas linhas troncais com ponto final na Gávea)
O Dia

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10 thoughts on “Novas mudanças nos ônibus em Julho

  1. Pingback: Duplicação do elevado do Joá para quem? | Diário do Transporte Coletivo RJ

  2. Pingback: Linhas encurtadas após o Transbrasil [não oficial] | Diário do Transporte Coletivo RJ

  3. Seria um crime acabar com as linhas 455,,457,474,484,497,498,309 e 314 são linhas importantissímas que ligam a zona norte a zona oeste a zona sul e têm uma demanda de passageiros grande deveriam acabar na minha opiniáo as linhas 119,121,123,136,155,161,162,184,401,413 573 e 574que pra mim que não servem de nada

  4. Alguem pode me dar alguma informação sobre a linha 315 (Recreio dos Bandeirantes – Central via Linha amarela) se ocorrerá alguma alteração por conta dos BRTS malditos ?? Obrigado desde já.

  5. Pingback: A volta das mudanças dos ônibus de Zona Sul | Diário do Transporte Coletivo RJ

  6. Pingback: Mudanças das Linhas da Zona Sul | Diário do Transporte Coletivo RJ

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