Transcarioca da depressão

1 – Por que a estação Maré, distante 280 metros da Avenida Brasil não é Expresso e a Santa Luzia, distante 660 metros, é a estação de integração com a Brasil? Detalhe: a Santa Luzia ainda está com a passarela improvisada, enquanto qu, na Maré, já tem a passarela do BRT (já existia antes do BRT) e a passarela da própria Avenida Brasil.

2 – Por que o Semidireto não para em Jacarepaguá? Não precisava parar em várias estações, era só escolher umazinha, Taquara, Tanque ou Santa Efigênia. Já seria o suficiente para muita gente fazer a baldeação, além do fato de que, numa dessas estações, existir Parador, enquanto que, na estação Madureira Manaceia, onde os passageiros do Semidireto, que querem ir em direção a Jacarepaguá, tendem a descer, só tem o Expresso Fundão como opção para chegar ao outro lado. Aliás, é outra dúvida…

3 – Por que não tem Parador do Campinho para o Mercadão? Já disse em posts anteriores que isso ajudaria a aliviar o gargalo da transferência do eixo norte para o eixo sul.

4 – Por que o 915 foi encurtado na estação Santa Luzia, se nela, não passa ônibus para o Galeão? Seria melhor encurtar no Fundão, onde, sim, para o Semidireto, a única linha para o Galeão.

5 – Por que fizeram um viaduto inteiro do Fundão para o Galeão para usar em uma linha que passa de meia em meia hora? Podem argumentar que é pensando na futura expansão do Transcarioca até o Cacuia. Mas, se era para fazer uma linha tão morta, podia usar o próprio viaduto atual, diminuindo uma faixa de trânsito. Afinal, isso é uma tendência mundial, dificultar o uso do carro para a migração para o transporte público (assunto que falo num outro post, abordando a duplicação do elevado do Joá). Mas complica se o transporte vem de meia em meia hora e lota. O Semidireto, apesar de ser muito utilizado, acaba não dando vantagem em tempo com relação ao Expresso. Se o intervalo dele fosse menor, certamente, mais pessoas esperariam ele especificamente, dividindo a demanda com o Expresso, caso estejam indo para Madureira ou Vicente de Carvalho (ou Taquara, pensando no tópico 2).

6 – Por que o 958 Merck x Fundão foi extinto e o 955 Maré x Alvorada não foi? Ambos ligam duas estações do BRT pela linha amarela.

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One thought on “Transcarioca da depressão

  1. Exatamente! O BRT faz EXATAMENTE o contrário da tendência mundial!
    Ele dificulta o transporte público p/ alavancar a compra de veículos!
    Ele acaba com linhas de Ônibus p/ ter mais espaço na estrada p/ os carros!
    É inacreditável o que o carioca é obrigado a engolir!

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