Transcarioca – Relato 2

Em Setembro, fiz um relato do uso, na prática, da Transcarioca, e agora, vou descrever uma experiência de três dias de observação e coleta de dados no trecho entre a Praça Seca e o Mercadão e uma viagem do Fundão à Barra no domingo.

viagens_dia1

Conversei com algumas pessoas e percorri trechos nos próprios ônibus e pude observar que a estação Mercadão é, mesmo, uma das mais lotadas. Na verdade, as duas principais estações de Madureira (Manaceia e Mercadão) e o Terminal Paulo da Portela carregam muita gente, do nível de formar multidões no desembarque do horário de pico.

Muita gente confunde o Terminal Paulo da Portela com a estação do Mercadão, descobrindo que tem que voltar para o Campinho para pegar o Expresso que é o único que passa da vertente Sul (Alvorada x Terminal Paulo da Portela) para a vertente Norte (Manaceia x Fundão). Vi pessoas que queriam ir para as estações Expresso pegando o Madureira Expresso enganado e pessoas perdidas na estação Campinho depois de ter ido até lá. O próprio BRT engana as pessoas: o carro C30527, em vez de falar Terminal Paulo da Portela, fala Estação Manaceia. Algumas pessoas comentaram da necessidade de se ter um serviço parador que ligasse as duas vertentes do BRT ou uma forma de ir do Terminal Paulo da Portela para a estação Manaceia sem ter que pagar uma outra passagem. Minha sugestão é ter uma linha Penha x Santa Efigêna Parador ao longo do dia, de forma que aliviaria o serviço Expresso Fundão. Ainda sobre as linhas, acho que deveria ter números, é complicado ficar especificando se é Parador e Expresso e para que vertente ele serve, isso seria simplificado com números. No site Vá de Ônibus, até tem números para o BRT, mas parece que são só para controle interno.

Número Linha
5700 Galeão x Alvorada Semidireto
5701 Alvorada x Paulo da Portela Expresso
5702 Alvorada x Paulo da Portela Parador
Alvorada x Penha Expresso
Santa Efigênia x Penha Expresso
Alvorada x Fundão Expresso
Alvorada x Fundão Parador (noite e fins de semana)

Ainda sobre as linhas do BRT, já falei em um outro post sobre a necessidade de uma outra linha, além da Santa Efigênia x Penha Parador, que é a Galeão x Fundão. No interior de todas estações, há a indicação de sentido Alvorada e sentido Galeão, mas, na verdade, só três estações conseguem chegar ao Galeão, além do Terminal Alvorada: Manaceia, Vicente de Carvalho e Fundão (quando fiz o Relato 1, eu apontei a necessidade de parada nas estações Manaceia e Fundão).

Feital resiste (875 Campo Grande x Cascadura)

Feital resiste (875 Campo Grande x Cascadura)

Os intervalos do Alvorada x Madureira estão bons, os ônibus chegavam cheios para o desembarque, mas não da forma desumana que o Expresso Fundão passava no Campinho. Também saíam do Terminal, no embarque, com gente em pé, mas, com os intervalos curtos de saída, a maioria esperava pelo próximo para ir sentado. A diminuição do intervalo da linha do Fundão e a entrada da linha Parador que citei antes poderiam melhorar esse deslocamento, e esses fatos também foram  citados por algumas pessoas com quem falei. Também foram citados os problemas da insensibilidade dos passageiros com relação ao banco prioritário, a presença de ambulantes, a entrada de pessoas pela estação pela porta de vidro e o fato da estação Curicica e Praça do Bandolim terem linhas alimentadoras e não serem Expresso. Além disso, também teve reclamação sobre música alta, sobre o formato das passarelas (longas, estreitas e com muitas voltas), sobre a possibilidade de se colocar a turma das escolas em ônibus escolares, sobre a sincronia dos semáforos com as ruas transversais (que eu já tinha comentado no Relato 1, sobre a rua de saída do Rio 2 e sobre a entrada do Fundão, e que já sofri com o cruzamento com a Rua Marechal Bevilaqua, uma rua estreita para onde todo o fluxo Freguesia x Taquara foi desviado, inclusive, ônibus convencionais e alimentadores do BRT).

Articulados da Translitoral na estação Merck

Articulados da Translitoral na estação Merck

Como já critiquei no Relato 1 e vou insistir, as televisões internas não mostram informações em tempo real, isso, quando mostram alguma informação. Em geral, estão passando publicidade, não só no interior dos ônibus, mas até mesmo nas estações. Em especial, no Domingo, vim do Fundão até a Alvorada e só no Terminal Paulo da Portela, as TVs informavam os horários previstos de saída, um intervalo de 6 minutos para a linha Madureira x Alvorada Parador (a única que sai de lá no Domingo). Em todas as outras estações, as TVs só mostravam a publicidade e o símbolo do BRT. Não sou contra a publicidade, mas que pudesse alternar. Sequer a hora ela informa, não custava nada. Poderia ter a hora fixa num dos cantos da tela e, alternando com a publicidade, mostrar o posicionamento das linhas (o site riob.us nos prova que o aparelho do GPS tem capacidade para isso, bastava ter uma conexão com a internet) e a previsão das saídas da próxima estação (permite a pessoa se programar se vale a pena descer para pegar um Parador ou ficar um pouco mais no Expresso).

Principais Destinos destinos

Os principais destinos indicados pelos entrevistados foram os Terminais de Madureira e o Alvorada, e as estações Manaceia, Taquara e Mercadão (veja na figura acima). As linhas antigas mais utilizadas estão indicadas na figura abaixo.

citacoes_linha

Considerações finais

Não posso esquecer de lamentar a falta de bicicletários na estação Recanto das Palmeiras, apesar das 7 bicicletas que lá estavam, em pleno domingo, amarradas à frágil grade, que tanto se vê cortada por aí.

Veja também:

Responda pesquisa sobre o Transcarioca

Advertisements

One thought on “Transcarioca – Relato 2

  1. Pingback: Transcarioca da depressão | Diário do Transporte Coletivo RJ

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s