Transporte Marítimo em Jacarepaguá e Barra

Foi sancionada uma lei para criar 5 estações de balsa utilizando as lagoas de Jacarepaguá. A notícia, divulgada no G1, prevê  5 estações que se integrariam com o Transcarioca e o metrô (na futura linha 4). Também prevê revitalização da área, tudo após a despoluição das lagoas, e com promessa para 2016! Decidi, então, fazer esse post para comentar a medida e prever alguns lugares possíveis.

Já existem serviços privados de transporte usando as lagoas da região, em especial, pelos condomínios em direção à praia. Pelo que sei, só moradores tem acesso e alguns liberam a um preço bem salgado. Já nas ilhas próximo ao Itanhangá, o preço é barato. Os serviços podem ser vistos no wikimapia, de onde tirei as capturas abaixo.

Village Marapendi e Crystal Lake

Barra Báli

Barra Sul, Pontões, Pedra de Itaúna e Mansões da Barra

Barra Sul, Pontões, Pedra de Itaúna e Mansões da Barra

Ilha da Gigóia, próxima à estação de metrô em construção

Ilha da Gigóia, próxima à estação de metrô em construção

Mandala

Mandala

Nova Ipanema

Nova Ipanema

Novo Leblon

Novo Leblon

Um vídeo de divulgação do Governo do Estado mostra um pouco da ideia do projeto. Basicamente, haverá obras de retirada de sedimentos do fundo das lagoas, que serão colocados em aterros nos seguintes lugares: Complexo Metropolitano (que atualmente só tem o shopping Metropolitano e o Senac, mas que deve ser uma minicidade entre a Avenida Abelardo Bueno, a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Ayrton Senna); uma Ilha próxima à península da Barra para construção de um parque e laboratório de ciências ambientais; e quebra-mar, que seria esticado e revitalizado. Tudo isso parece bom, mas, como tudo na vida, tem seu impacto negativo. Já existem muitas áreas povoadas no entorno das lagoas, em especial a região do Areal no Rio das Pedras e a comunidade Canal do Anil, na Gardênia, que podem sofrer com um bota-abaixo.

Estações Aquaviárias JPA

Os lugares onde podem ser criadas as estações de balsa ou barca estão acima: 1 – Riocentro, 2 – Santa Mônica, 3 – Autódromo, 4 – Rio das Pedras, 5 – Península e “Ilha”, 6 – Barra Shopping e 7 – Shopping Barra Point (estação de metrô), além do Canal do Anil. No Canal do Anil e no Rio das Pedras, é preciso, além de navegar pela lagoa, adentrar por canais estreitos, mas acredito que isso não seja problema. Por falar nisso, em Vargem Grande, há o canal do Rio Morto, mas, como existe uma estrada paralela ao canal, tem linhas de ônibus e não engarrafa, pode não ser o caso. Mas, nas demais regiões, o caminho pela lagoa será muito vantajoso, evitando passar por trânsito pesado e indo numa linha reta que as ruas e avenidas construídas não permitem.

Arroio Pavuna e Canal do Anil. Possível alternativa para sair dos bairros Anil e Gardênia

Arroio Pavuna e Canal do Anil. Possível alternativa para sair dos bairros Anil e Gardênia

Torço para que o projeto dê certo, com os devidos cuidados sociais, embora esteja cético quanto ao projeto em si, e quanto ao remanejamento da população ribeirinha. Pelo vídeo de divulgação, o projeto parece ter mais um cunho empresarial que social, como muitos afirmam ser o projeto Porto Maravilha, no Caju e adjacências. Mas, do lado dos transportes, é um serviço que pode ter muita demanda e com potencial real do usuário de transporte coletivo dar tchauzinho pro engarrafamento.

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