Transcarioca – 1/5/2014 – Parque União e Ayrton Senna

Alguns registros e comentários sobre o andamento da Transcarioca em seus dois extremos. Próximo ao Fundão e na Barra. O arco estaiado sobre a Avenida Brasil já está em posição, mas ainda não está instalado.

Arco Estaiado Avenida Brasil

Viaduto Avenida Brasil Transcarioca

Na foto acima, podemos ver que ainda falta a junção do viaduto com o resto da pista. Mais para frente, já na altura do Parque União, é possível ver trechos que ainda não foram pavimentados.

Parque União

A estação está praticamente pronta, por sinal, esse foi um raro caso em que a passarela foi feita antes do pavimento (no caso, ela já existia, só fizeram o acesso à estação). Mais abaixo, quando falar sobre a Barra, você verá as besteiras que fizeram com o pedestre.

BRT PU

Na foto abaixo, podemos ver a qualidade do material da divisória entre a pista do BRT e dos carros.

Transcarioca Fundão

Agora. no pedaço da Barra, o panorama é de pavimento completo, mas passarelas se arrastando. Na esquina da Avenida Ayrton Senna com a Embaixador Abelardo Bueno, tive uma surpresa ao ver que fizeram um sinal para pedestres ali, aproveitaram e fizeram um retorno no sentido Linha Amarela. Achava que seria passarela e sempre que olhava ali de longe, achava que eles estavam atrasando e muito a obra da passarela. Hoje, passando do lado da estação, descobri o sinal. E já digo que esse sinal é sério candidato a acidente, por fazer o pedestre andar a mais para atravessar na faixa, por ter retorno e pela própria natureza do motorista carioca em avançar o sinal, principalmente se só serve a pedestre. Mas é provável que ponham um pardal ali para faturar. A passarela do Hospital Lourenço Jorge está pronta. Não tanto, o acesso a ela no lado oposto ao hospital (do lado do Bosque da Barra) está ainda na terra, com um belo degrau para atrapalhar o cadeirante.

Passarela Lourenço Jorge

Degrau Lourenço Jorge

A passarela é bem larga, bom para receber o fluxo dos passageiros, mas as autoridades tem que ficar de olho, senão vai virar retorno de motoqueiro, o que deve acontecer mais nas passarelas do Aeroporto de Jacarepaguá e do Via Parque, já que o retorno correto é seguir até o Mergulhão, e as coisas tendem a ser resolvidas na malandragem.

 

Estação Lourenço Jorge

Estação Lourenço Jorge

Ainda não sei se vão jogar para o chão a fiação ou não na Barra (na minha ingenuidade, eu achei que iam colocar por baixo tudo, ao longo do corredor…), mas esses fios jogados aí não estão bonitos não.

Fios Transcarioca

Para completar o passeio, a travessia no Via Parque não está fácil. Apagaram a faixa de pedestre, tiraram o sinal de pedestre, preencheram o canteiro formando um degrau, mas não está pronta a passarela. Ainda por cima, tem gente fazendo bandalha fazendo retorno no BRT. Pra quem está atravessando, é muito difícil, tem que torcer pros carros pararem no vermelho e ir atravessando sem a menor noção se continua aberto ou não. E em 4 lances, ou seja, não tem como atravessar de uma só vez. Não custava nada fazerem a passarela antes de fechar o sinal, mas as prioridades não são o pedestre… E onde fecharam, colocaram grama, que, obviamente, está careca por causa da passagem dos pedestres.

Travessia Via Parque Passarela Via Parque

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s