Situação da Translitorânea

A Translitorânea, que já teve duas greves no ano passado (de 2013) por falta de pagamento de salários, parece estar realmente chegando ao seu fim. Primeiro, perdeu, ainda no ano passado, o direito de operar as linhas que circulavam na Rocinha. E, agora, no comecinho de 2014, perdeu todas as outras linhas.

Desde a paralização no Natal, outras empresas vem assumindo a frota. Encontrei algumas fotos na internet (postarei lá embaixo), algumas das empresas são Redentor, Real, Pégaso, Litoral, Verdun, Gire, Caprichosa, Braso Lisboa e Santa Maria (é possível ver pelo número de ordem, infelizmente, isso daria um impacto visual muito bonito nos bairros se fosse com pintura antiga). Algumas coisas que vi hoje e semana passada:

169 – Saens Peña/Graças e Real
523 – Braso Lisboa
524 – Saens Peña/Graças e Real
308 – Real
315 – Litoral

Também vi alguns carros (308,  315 e 524) que talvez sejam ainda da Translitorânea, ou estejam já com outra empresa (não cheguei a reparar o número de ordem). A Translitorânea era a única empresa a operar na Barra e em Jacarepaguá  com carros de piso baixo. Pelo que lembro, a licitação lá atrás previa toda a frota com ar condicionado e piso baixo, mas parece que isso vai virar conto de fadas. Uma coisa é certa, a Translitorânea melhorou bastante o serviço com relação à Amigos Unidos, que usava ônibus realmente velhos (um deles tinha até a carroceria reciclada), com muitas quebras e intervalos muito ruins nas linhas 523 e 524 (eu considerava como linhas inativas). Essas linhas foram reativadas pela Translitorânea com uma frequência até boa. Agora, é torcer para que o realocamento não seja para a Pégaso, essa que já devia ter rodado, mas duvido que saia pela frota de BRT.

As fotos abaixo foram retiradas do SkyscraperCity, que por sua vez foram tiradas do Ônibus Brasil (que tem um script pra não “roubar” as fotos, como se não existisse print screen), não tenho intenção nenhuma de roubar créditos, apenas apreciar a sacudida na rotina.

308redentor 308tresamigos 308redentor2 308estrela 308santamaria 308caprichosa 308pegaso 308litoral 314redentor

315estrela

Essas fotos foram retiradas do Rodrigues Buss:

524gire 524gracas 524tijuca 524real 524gire2

Essas eu vi no CariÔnibus (tiradas da comunidade busologosdorj no Facebook)

315_litoral 315_stamaria 523_braso

E abaixo tem as fotos montadas, do site Montagens sobre Rodas, que dão um pouco da perspectiva de como seria ver essas empresas em bairros diferentes do usual.

523brasomontagem 524giremontagem 308redentormontagem 308litoralmontagem 308estrelamontagem 308tresamigosmontagem 308caprichosamontagem

 

Agora, a Translitorânea está operando a 308, 314 e 315 (essa última, com a Real, como sempre foi, apesar de fazerem caminhos diferentes na Barra) enquanto a 523 está com a Braso, 169 com a Real e a 524 com a Real, Gire e a Tijuca. Dessas, a Real e a Tijuca já atuam na região, sendo a Gire e a Braso as grandes novidades na Barra, desde a chegada da Andorinha, após a queda da Feital. Já as linhas da Zona Sul foram absorvidas por empresas que já atuavam ao longo do itinerário.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s