Vans em Jacarepaguá e Barra: panorama do final de Outubro

O resultado da licitação das vans na região de Jacarepaguá até agora só foi a eliminação das vans na Barra. Algumas linhas que foram extintas ou encurtadas estão ainda funcionando normalmente, exceto as que passam pelas ruas proibidas (e provavelmente fiscalizadas) na Barra, que são a Avenida das Américas na altura do Barra Shopping, a Avenida Ministro Ivan Lins, a Avenida Armando Lombardi e a Avenida Ayrton Senna. Nas demais ruas, vans licitadas estão operando fora de itinerário com a maquininha do Riocard envolvida num pano e destinos oficiais tampados com papel. As vans que ficaram de fora da licitação estão começando a tirar as faixas (rosa, marrom, etc) que identificavam o itinerário mas que, atualmente, vão acabar indicando sua ilegalidade.

perseguida

Exemplo de faixas da pintura antiga das vans do Rio de Janeiro

Minha perspectiva é que as vans se destinem a suas linhas licitadas daqui a alguns dias, quando todas as linhas estiverem operando, já que só foram oficialmente iniciadas três variantes Merck x Center Shopping (via Mirataia, via Retiro e via Nelson Cardoso) e duas da Vargem Grande x Recreio (Estrada do Pacuí e Estrada do Sacarrão). Hoje, já começam a circular Estrada do Sertão x Freguesia e Pechincha x Gardênia (cronograma aqui), sendo que a “normalidade” deve ser atingida após a última inauguração, no dia 9 de Novembro, portanto, as que estão operando em linhas antigas, com vans licitadas devem continuar até esse dia. Passando do dia 9, só restarão às linhas não licitadas os “corajosos” que usarem vans não licitadas sem medo de serem multados.

Teoricamente, as vans licitadas possuem GPS e controle de frequência, mas, se olharmos para os ônibus, a fiscalização não parece ser promissora. Com o passar dos dias, é provável que vans licitadas voltem a seus antigos destinos, com os destinos errados indicados na lateral do carro, como está acontecendo atualmente. Vale lembrar que no Centro, houve proibição, mas não custou muito para encontrar vans circulando por lá. Já na Zona Sul, não se vê van na rua, só as oficiais (que são só duas linhas).

É provável que o mesmo aconteça em Jacarepaguá, com a Barra sem vans e, em Jacarepaguá, motoristas de vans fazendo linhas que bem entenderem, pois provavelmente não haverá fiscalização e a mudança de pintura, que seria para ajudar, vai acabar atrapalhando, com as diferenças entre o itinerário licitado e o real. E se fizerem algo realmente sério, que repensem a necessidade de vans em mais locais, como levantei no post Linhas de vans esquecidas pela licitação.

Deixo a enquete sobre vans (se tiver respostas diferentes, comente).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s