Linhas de vans esquecidas pela licitação

Como já foi mencionado em um post anterior, já foram divulgados os itinerários das linhas licitadas para vans e algumas dessas linhas já começaram a operar (Taquara x Center Shopping em 3 variações), com previsão para que todas já estejam operando em cinco semanas (lá pro dia 18 de Novembro). Também comentei sobre como algumas regiões foram negligenciadas e como isso pode acabar tirando a força da licitação num futuro próximo, devido à própria demanda dessas regiões, que crescem.

Ontem e hoje, houve protestos no Rio das Pedras, uma das principais formas de acesso à Barra, por ser um dessas regiões negligenciadas. Estive reparando na lista de linhas e outros bairros ficaram totalmente desamparados, como a Praça Seca e sugiro abaixo algumas linhas, tentando usar a ideia da linha curta e evitando ser paralela aos ônibus. Então seguem as linhas que poderiam ser incluídas nessa licitação e não foram (algumas até existentes atualmente).

Barrinha x Rio das Pedras e Barrinha x Praça do Ó
Poderia substituir a volta que os ônibus atualmente dão pela Barrinha por vans, sem ser uma linha que serve só para sair da Barrinha, podendo acessar alguns trechos da Barra e do Itanhangá. Ao mesmo tempo, serviria para o morador do Rio das Pedras se deslocar, pelo menos até próximo da Barra, sendo o diferencial com relação ao ônibus o fato de entrar direto na Barrinha. Com o BU, isso poderia agilizar a viagem dos ônibus, deixando-os livres para “ir direto”. Infelizmente, a linha para a Praça do Ó passa por um ponto de bloqueio, a Avenida Armando Lombardi.

Estrada do Itajuru x Praça do Aleijadinho
Não sei qual é o nome da favela situada num morro ao lado do Alto da Boa Vista, subindo as ruazinhas do Itanhangá, mas sei que tem um cabritinho (kombi) que faz a ligação dessa favela com uma praça na Estrada da Barra da Tijuca que, segundo o Google Maps, se chama Praça do Aleijadinho. Não deveriam acabar com essa linha, já que é fundamental para o morador de lá e, se não tiver licitação, vai acabar continuar a atuar, sem bilhete único e sem direito a reclamação (ainda que as reclamações nunca dêem muito resultado com relação ao transporte).

Praça Seca x Vila Valqueire via Rua Urucuia
Mais uma linha que será extinta e que não é possível ser percorrida através das linhas de ônibus.

Por enquanto são só essas (comentem as linhas que ficaram de fora e que são fundamentais para o deslocamento), tomara que reforcem de forma real as linhas de onde a van é necessária por raridade dos ônibus, que possuem linhas, mas elas não são regularmente atendidas (como em Vargem Grande) ou que somem com o cair da noite (principalmente na Ilha, onde a van chega a cobrar mais caro a partir das 20:00 por ter a certeza do monopólio).

Advertisements

One thought on “Linhas de vans esquecidas pela licitação

  1. Pingback: Vans em Jacarepaguá e Barra: panorama do final de Outubro | Diário do Transporte Coletivo RJ

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s