Transolímpica – Ruas, Bairros e Estações previstas

Para ver o post atualizado sobre a inauguração do Transolímpico e suas estações, clique aqui

Última atualização: 12/09/2015

O polêmico corredor Transolímpico está previsto para ligar a Avenida Brasil, na altura de Deodoro até Curicica por via expressa para automóveis em geral e ligar a estação de Deodoro do trem até o Recreio dos Bandeirantes através de BRT. Suas polêmicas residem no traçado do túnel da Boiúna (do ponto de vista ambiental), da perda de características da região da Colônia , na Taquara, (ponto de vista social, mudança de características do bairro, e de saúde pública, aumento da poluição do ar e sonora, assim como possível aumento de engarrafamentos) e desapropriações, em especial no bairro de Magalhães Bastos (social e político).

Farei um levantamento das informações que encontrei sobre o corredor que são, infelizmente, poucas e esparsas, um pouco em razão do projeto ainda não estar pronto, sendo feitas obras isoladas, como o viaduto de Curicica, ampliação da Estrada do Calmete e obras na Avenida Brasil, na altura de Deodoro, embora eu ache que tenha algum interesse em privar essas informações.  Se o leitor encontrar alguma informação errada ou desatualizada, por favor, comente para que eu possa corrigir.

Ruas por onde o corredor passará (fonte: vídeo Cidade Olímpica, 2012):

Rua Bairro
Avenida Salvador Allende¹ Recreio, Barra,
Jacarepaguá e Curicica
Estrada do Calmete¹ Curicica
Estrada de Curicica² Curicica
Estrada do Outeiro Santo ³ Taquara
Estrada da Ligação² Taquara
Estrada do Catonho² Sulacap
Rua Vinte e Um² Sulacap
Avenida Carlos Pontes² Sulacap
Rua Salustiano Silva² Mallet
Estrada São Pedro de Alcântara¹

Magalhães Bastos, Vila Militar
e Deodoro

¹ Ruas que serão ampliadas, com inclusão da pista para o BRT, mas sem estarem elevadas (não fazem parte da via expressa)
² Ruas paralelas à via expressa
³ Rua transversal à via expressa

As estações previstas, a princípio, são as seguintes (fonte: Extra, 2010 e EIA Transolímpica, 2012):

Estação¹ Bairro
Terminal Salvador Allende Recreio
Estação Viva Viver4 Recreio
Estação CBF Recreio
Estação 31º Batalhão4 Recreio
Estação Rock in Rio Jacarepaguá
Estação Riocentro Jacarepaguá
Terminal Chap Chap* Jacarepaguá
Estação Minha Praia4 Curicica
Estação Asa Branca Curicica
Estação Calmete/Vila União* Curicica
Estação Hospital de Curicica Curicica
Estação André Rocha * Curicica
Estação Sampaio Correa/Adaulto Botelho4 Curicica
Estação Outeiro Santo Taquara
Estação Boiúna Taquara
Estação Marechal Fontenelle * Sulacap
Estação Magalhães Bastos² ³ Magalhães Bastos
Estação Visconde de Itaparica ² ³ Magalhães Bastos
Estação Vila Militar * ² ³ Vila Militar
Terminal Deodoro Deodoro

¹ Nome não oficial
² Fonte: Edital de Licitações dos ônibus de 2010, Anexo I (download)
³ Em vídeo, engenheiro afirma que são duas estações em Magalhães e uma na Vila Militar
4 Fonte: Infográfico O Dia
* Estações Expressas (fonte: Edital de Licitações dos ônibus de 2010, Anexo I)

Mapa do percurso (veja no Google Maps)

mapatransolimpica

O documento de Estudo de Impactos Ambientais (EIA) de 2012 (disponível na página do INEA, procure por 2012 TRANSOLÍMPICA, na pasta VOLUME I do arquivo) mostra algumas estações, única referência oficial que encontrei, sem muita informação além dessa figura, porém. A impressão que dá é que ainda não planejaram isso.

eia1

eia2

PS: Encontrei um site dizendo que o total de estações é de 18, reforçado pelo O Dia.

toli_odia

Retirado de O Dia

Acessos à via expressa:

acessos

retirado do EIA (2012-TRANSOLIMPICA, Volume I, EIA Transolimpica)

Segundo essa figura, os acessos só serão para atravessar o túnel, nunca para se manter na mesma região, ao contrário da Linha Amarela, o que acho estranho. Só haveria trevos no início, em Magalhães Bastos, para acessar a Brasil em ambos os sentidos e receber fluxo da Brasil também de ambos os sentidos.

Estações segundo o edital de licitação das linhas de ônibus do Rio, de 2010, Anexo I (traçado desatualizado, passando pela Avenida Abelardo Bueno, em vez da Estrada de Curicica).

transolimpica_2010

Links:

Desapropriações em Magalhães
Sobrevoando a Transolímpica
Estações da Transolímpica (não cita fontes)
EIA-RIMA Transolímpica (já com os desvios em Magalhães Bastos e no Outeiro Santo)

Advertisements

4 thoughts on “Transolímpica – Ruas, Bairros e Estações previstas

  1. Pingback: Linhas de BRT do Lote 0 e Transolímpica | Diário do Transporte Coletivo RJ

  2. Vou ao Rio de janeiro utilizando a Rodovia Presidente Dutra. Em que ponto devo mudar para a Transolimpica? Chegarei à Avenida das Américas pela Transolimpica?

    • Você deve sair da Dutra na Avenida Brasil sentido Santa Cruz (Rio-Santos) e percorrer por alguns km até a altura de Deodoro, de onde haverá um viaduto para acessar a Transolimpica. Seguindo a via (com pedágio de 6,60) até o final, você estará na Avenida das Américas na altura do Recreio dos Bandeirantes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s