Transcarioca começa a operar esse mês – Será?

Encontrei uma notícia do final do ano passado em que o prefeito Eduardo Paes promete o início da operação do BRT Transcarioca, em um primeiro trecho, até o fim desse mês (Junho de 2013). Esse primeiro trecho seria entre a Taquara e o terminal Alvorada, o que já estaria facilitando a vida de muita gente. Torcemos para que isso aconteça, acabando com as obras e diminuindo nosso tempo de deslocamento no transporte coletivo.

BRT Barra, Jacarepaguá, Curicica e Taquara

Advertisements

2 thoughts on “Transcarioca começa a operar esse mês – Será?

  1. Caro gestor do Blog “Diário do Transporte Coletivo RJ”,

    Estive acompanhando o site de divulgação das obras olímpicas e me deparei com uma alteração de projeto na integração dos eixos de BRT Transcarioca e Transbrasil. Anteriormente a prefeitura anunciou através de seu canal institucional que a integração seria feita sobre o viaduto que faria a transposição da Transcarioca sobre a Avenida Brasil, conforme o video abaixo:

    Contudo em nova divulgação da obra em desenvolvimento, a prefeitura mostra que a integração não será feita sobre o viaduto, mas em um terminal afastado do encontro dos dois eixos, conforme video abaixo:

    Venho defender a proposta anterior, pois ela é a que menos penaliza o usuário e torna a integração mais rápida e direta. Não sei quais motivos foram os que trouxeram a alteração de projeto para a solução vigente, mas entendo que ela é um prejuízo para o sistema do BRT, para o transporte público no Rio de Janeiro e para a cidade.

    Para complementar a crítica, segue o Relatório de Impacto Ambiental Simplificado (elaborado pela prefeitura) que ratifica a proposta de Estação de Integração no encontro da Av. Brasil.

    http://urutau.proderj.rj.gov. br/inea_imagens/downloads/ras/RAS_TRANSCARIOCA_Etapa_2_2011.zip

    Peço que avalie as informações encaminhadas e faça divulgação desta alteração de projeto. É importante que possamos ampliar o debate sobre essa mudança.

    Atenciosamente
     
    Mauro Cesar

  2. Darei uma olhada nos seus links sim e comento assim que ler. Infelizmente, muita coisa acaba andando pra trás nos projetos do governo, frequentemente para ter uma maquiagem melhor, esquecendo do uso no dia-a-dia, e tem pelo menos um exemplo já na Transoeste, em que havia um retorno no projeto original que foi retirado, para que o tempo total do serviço Expresso fosse menor, e acabou sendo feito, depois da obra pronta. http://www.portalguaratiba.com.br/2012/noticias/110501_prefeito_edu

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s