Ciclovia Jacarepaguá-Barra em 26 de Maio de 2013

Compartilho aqui o estado da ciclovia Jacarepaguá-Barra que, aos poucos, vai sumir devido ao corredor Transcarioca. O trecho da Passarela da Gardênia até a Avenida Abelardo Bueno continua sem marcação, exceto pela cor diferente do piso (vermelho, enquanto a calçada é cinza), e pedestres continuam deixando a cinza livre para passear na parte vermelha.

Para atravessar para o outro lado da Avenida Abelardo Bueno, está complicado, há uma obra da Cedae bem na esquina, deixando perigoso para o ciclista prosseguir na Ayrton Senna, já que os motoristas que viram à direita, para pegar a própria Abelardo Bueno, passam bem rente a este desvio. Depois de atravessar, o ciclista pode escolher entre seguir pelo canto da rua ou pegar um caminho improvisado no canteiro, o qual recomendo para o sentido Jacarepaguá, para evitar a contra-mão.

Chegando à outra calçada da Abelardo Bueno, encontramos a pista escorregadia, que já foi citada anteriormente, que, em dias ensolarados, é excelente, mas extremamente perigosa para dias de chuva. Seguindo o caminho em direção ao Via Parque, as condições são boas (mesmo piso original) na ponte, paralelepípedos novamente em frente ao Etna e sem ciclovia do posto de gasolina ao lado do Etna até o sinal do Via Parque, onde ainda é possível atravessar e prosseguir pela antiga ciclovia entre as pistas centrais da Avenida Ayrton Senna, até a Leroy Merlin, onde deve ser feita a decisão: seguir pela pista sentido praia com os carros (caso queira ir para o Bosque da Barra) ou pegar a contra mão se quiser pegar a continuação da ciclovia ao lado do Carrefour, em direção à praia. Este é um trecho que não teve nenhum preparo para a ciclovia em si, e fico preocupado para quando o sinal em frente à Leroy acabar de vez (lembrando que o sinal era na altura do Bosque da Barra e este foi substituído pelo mergulhão que dá acesso ao Hospital Lourenço Jorge). Por sinal, os pedestres não podem ficar dependendo de um sinal que só fica vermelho para travessia, porque simplesmente não será respeitado, mas deve ter algum projeto de passarela ou passagem subterrânea.

morte da ciclovia

O jeito é seguir pela calçada, empurrando até o hospital

A boa notícia é que, aparentemente, estão construindo a ciclovia na calçada da Ayrton Senna no sentido praia, o que será um pouco desconfortável para o ciclista à medida em que haverá cruzamento com entrada e saída de veículos em ruas transversais, pontos de ônibus e pedestres, mas parece ser a única alternativa.

nova ciclovia ayrton senna jacarepaguá barra

Esperamos que seja devidamente sinalizada e respeitada

Minha proposta para a ciclovia está na figura abaixo. Não entendo por que não pode ser feita dessa maneira. As desvantagens que penso são segurança (o que pode ser aliviado com um pequeno meio fio, como os que já existem para evitar a invasão de carros e motos ao BRT) e a possibilidade de entrada de ciclistas nas estações (ou mesmo, pessoas a pé). O ciclista simplesmente não vai abandonar a bicicleta na estação para pegar o BRT, até porque o local para estacionar as bicicletas é externo à estação. Sobre o caso de possíveis passageiros tentarem “furar” a roleta, isso é possível mesmo sem a ciclovia, haja visto o número de pessoas que caminham pelo BRT para atravessar fora da faixa. O que dá certo controle a isso são as portas automáticas que só se abrem durante o embarque/desembarque (claro que um malandrinho ainda assim, conseguiria entrar. Ainda não vi isso acontecer, mas, considerando os padrões Rio, não deve tardar. Tomara que não aconteça).

Ciclovia transcarioca

Por que a ciclovia não pode ser assim? Sem obstáculos (feita com o Streetmix)

A ciclovia no meio ia ganhar em velocidade (sem interrupções com entrada e saída de veículos em ruas transversais e prováveis estacionamentos irregulares) e conforto (sem compartilhamento com pedestres, evitando conflitos graças aos pedestres espaçosos e ciclistas apressadinhos).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s