Uma sugestão até a Transcarioca

A volta para casa utilizando transporte público (leia-se: ônibus) na Barra é um fenômeno difícil de se lidar e que vemos, claramente, a incompetência para se administrar o horário de pico. Por volta das 18 horas, vemos pontos de ônibus lotados, do Barra Shopping (que chega a ter inúmeras filas, uma confusão danada) até o penúltimo ponto da Avenida Ayrton Senna, na Passarela da Gardênia.

Alguns pontos a serem considerados: a enorme quantidade de passageiros consome tempo para que os carros fiquem parados, levando, conseqüentemente, à concentração de carros tentando acessar os pontos de ônibus. Só isso já provoca trânsito. Reparei, também, que algumas linhas menos regulares acabam por acumular no engarrafamento, melhor dizendo, elas não conseguem acessar a Barra no horário de pico e, quando chegam, vêm 3 carros de uma vez. O trânsito dos próprios ônibus diminui a sua regularidade.

Minha sugestão seria, para as linhas que possuem maior regularidade, usar o sistema “papa fila”, que consistiria no seguinte. Um carro vazio se desloca a cada um dos pontos ao longo da Avenida Ayrton Senna e só faz desembarque a partir do último ponto na Ayrton Senna, em diante, levando de uma vez só, sem paradas, a demanda de cada um dos pontos. Esse sistema evitaria o anda e para das linhas, agilizando a chegada em casa, no fluxo Barra – Jacarepaguá. Claro que deveria ter uma forma de compensar a minoria que se desloca ao longo da Ayrton Senna, então, deveriam ser mantidas algumas versões “paradoras” das linhas. E, claro, esse sistema só seria interessante no horário de pico. Fora isso, só traria confusão.

Lembro da antiga 751 tentar fazer algo desse tipo, saía um carro do Barra Shopping direto, outro vazio que pegava a partir do Carrefour. Algumas linhas que poderiam assumir essa configuração:

-Demanda típica para depois do Barra Music: 803, 862, 701, 465
-Demanda típica para Linha Amarela: 614, 315, intermunicipais

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s